Segurança

SC é o Estado mais seguro do país; Criciúma e Tubarão se destacam

Florianópolis é considerada a capital com menor taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes

Criciúma é a terceira mais segura do Estado entre os municípios com mais de 100 mil habitantes – Foto: Decom

Santa Catarina é considerado o Estado mais seguro do país. Os dados são do Anuário 2023 do ranking “Cidades mais seguras do Brasil”, divulgado na última sexta-feira (4). Dois municípios catarinenses figuram no Top 10 da segurança nacional: Jaraguá do Sul, em 1º, e Brusque, em 6º lugar.

Quando o assunto são as capitais, dentre os 26 Estados mais o Distrito Federal, Florianópolis leva o título da mais segura do país.

A pesquisa

Baseado em dados do Ministério da Saúde e do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice é publicado por um guia imobiliário, e leva em conta a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

O ranking analisa apenas cidades com população acima de 100 mil pessoas, já que, em municípios menores “o indicador de assassinatos está sujeito a distorções representativas que podem descaracterizar o objetivo da pesquisa de identificar as cidades mais seguras para se viver”.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

SC é o Estado mais seguro

De acordo com a pesquisa, Santa Catarina é o Estado mais seguro do país, com uma média de 8,6 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2022.

Em seguida vêm os Estados de São Paulo (11,3 mortes/100 mil habitantes) e Minas Gerais (14 mortes/100 mil habitantes). O Estado mais perigoso para se viver, segundo o ranking, é a Bahia, com 46,3 mortes a cada 100 mil habitantes.


Top 10 municípios mais seguros

Além de levar o título como Estado, Santa Catarina também tem dois municípios no Top 10 da segurança em todo o país.

Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, é considerada a cidade brasileira mais segura para se viver. Com uma população de 182.660 pessoas, Jaraguá registrou a média de 2,3 mortes a cada 100 mil habitantes, bem abaixo da média nacional, de 24,9.

Outra cidade catarinense que figura entre as 10 mais seguras do país é Brusque, no Vale do Itajaí. Por lá, a média de mortes violentas é de 3,5 a cada 100 mil habitantes, colocando o município em 6º lugar.

A pesquisa também elencou as 10 cidades mais seguras de toda Santa Catarina onde Criciúma figura na terceira colocação e Tubarão, na quinta, quando vistos os dados de cidades com mais de 100 mil habitantes.

Confira abaixo:

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!


Capital mais segura também fica em SC

O índice também calcula a segurança das capitais nacionais. Entre os 26 Estados e o Distrito Federal, Florianópolis leva o prêmio da mais segura, com um índice de 9,5 mortes a cada 100 mil habitantes.

Em segundo lugar vem São Paulo, com 13, e em terceiro Brasília, com 14,2.

Com informações ND+