Geral

SC está entre os estados com menor taxa de desemprego do País

Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (17); o índice catarinense é menor que a média nacional

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Santa Catarina está entre os estados que registraram as menores taxas de desemprego do País, no terceiro trimestre de 2022. O estado catarinense atingiu o índice de 3,8%, mesma taxa que Mato Grosso. O percentual de Santa Catarina fico abaixo da média nacional que foi estimada em 8,7%.

Os dados constam na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado nesta quinta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística).

Ainda segundo a pesquisa, Santa Catarina também possui uma das menores taxa de informalidade do país, com 25,9%. A média nacional de informalidade foi de 39,4% .

Dados nacionais

A taxa de desocupação no Brasil, no 3º trimestre deste ano, foi estimada em 8,7%. Conforme a pesquisa, houve uma redução de 0,6 ponto percentual em comparação como 2º trimestre de 2022, quando índice era de 9,3%. O desemprego também reduziu quando comparado com o 3ºtrimestre de 2021. Na época a taxa de desocupados era de 12,6%.

Entre as regiões brasileiras, o Sul foi o que teve a menor taxa (5,2%). Inclusive, os três estados registraram percentuais que ficaram abaixo da média nacional.

Dos estados do Brasil, apenas seis acompanharam a redução na taxa de desemprego no terceiro trimestre, quando comparados com os três meses anteriores. As outras 21 unidades da Federação permaneceram estáveis.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Taxa da coleta de lixo: boletos entregues poderão ser pagos sem encargos adicionais

Com prazo prorrogado para o dia 20 de dezembro, os munícipes podem utilizar o mesmo boleto com o vencimento anterior para pagamento

Programa visa incentivar a separação de lixo e proporcionar uma redução na taxa de resíduos sólidos em Criciúma

Separar, lavar e levar os resíduos sólidos até os PEVs, este é o processo do Programa Jogue limpo com sua cidade. Método também proporcionará uma redução da taxa de lixo em 2021

Desemprego afeta 29,5% de quem se formou há até 3 anos, diz pesquisa

Estudo destaca que, mesmo assim, é importante ter curso superior

IBGE: taxa de desemprego de jovens atinge 27,1% no primeiro trimestre

Índice ficou bem acima da média geral do país, de 12,2%