Geral

SC tem 85 pessoas superdotadas segundo ranking da superinteligência

A informação está em um ranking divulgado pela Associação Mensa Brasil que mostra que há 85 pessoas com esta superinteligência vivendo no Estado

Foto: Ilustrativa/Divulgação

Santa Catarina está entre os dez estados brasileiros com o maior número de pessoas superdotadas do país. A informação está em um ranking divulgado pela Associação Mensa Brasil que mostra que há 85 pessoas com esta superinteligência vivendo no Estado.

De acordo com a Mensa, o conceito sobre superdotação não é estável, é polêmico, gera controvérsias, está em constante evolução e percorre várias esferas. Entre elas está o foco para certas habilidades e desempenhos, até conceitos mais amplos e complexos do potencial humano.

Na prática, a pessoa superdotada pode ter uma aptidão elevada acadêmica ou específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes visuais, artes dramáticas e música, além da capacidade psicomotora.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Mas, e Santa Catarina?

Santa Catarina tem 85 pessoas superdotadas. Esse número representa cerca de 3,20% do total dos brasileiros, que chegam a 2.621, segundo a Associação.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), de 3,5% a 5% da população é superdotada, e esse número refere-se apenas às pessoas com do tipo acadêmico – aqueles facilmente identificados nos testes de desempenho intelectual e pelo alto rendimento escolar.

Já quando incluímos as do tipo criativo-produtivo – a qual contempla áreas do conhecimento como: liderança, criatividade, competências psicomotoras e artísticas– essa estimativa cresce para de 15% a 20% da população.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações ND+