Geral

SC tem previsão de combo climático para esta semana e chuva pode voltar nesta quarta-feira

As temperaturas também devem voltar a cair

Foto: Leo Munhoz

A quarta-feira, 21, inicia com tempo estável, no entanto, entre o final da manhã e início da tarde, terá áreas de instabilidade formadas no Paraná que se deslocam em direção a Santa Catarina, provocando um aumento de nebulosidade e chuva, segundo previsão da Defesa Civil.

A mudança no tempo pode ocasionar temporais isolados no Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, a chuva vem acompanhada de trovoadas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.

Pela manhã, as mínimas oscilam de 7 ºC a 10ºC entre o Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana e entre 11ºC a 16ºC nas demais áreas.

Ciclone na quinta (22)

Na quinta-feira, a formação de um ciclone no oceano, na altura do Rio Grande do Sul, e o avanço de um sistema de alta pressão pelo interior do continente, intensificam os ventos em Santa Catarina.

Eles passam a soprar do quadrante oeste/sudoeste, com rajadas entre 50 e 70 km/h. Segundo a Defesa Civil, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às rajadas de vento, como alguns destelhamentos e quedas de galhos de árvores.

Com o avanço do sistema de alta pressão ao longo do dia, as mínimas ocorrem apenas ao final da noite e oscilam entre 5ºC a 10ºC dos Planaltos ao Grande Oeste. Já no Litoral e Vale do Itajaí, os termômetros marcam entre 11ºC a 15ºC.

À tarde, as máximas não passam de 16ºC dos Planaltos ao Grande Oeste, 27ºC no Litoral Norte e entre 20ºC e 24ºC nas demais áreas litorâneas e Vale do Itajaí.

Frio nos próximos dias

Na sexta-feira (23), o avanço de uma área de alta pressão estabiliza o tempo no Estado e provoca a diminuição das temperaturas.

No amanhecer as mínimas devem ficar abaixo dos 7ºC entre os Planaltos, Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. Já no Litoral e áreas próximas, os termômetros não devem passar dos 10ºC.

Via ND+

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável