Tecnologia

SC terá mais 13 cidades aptas a implantar internet 5G a partir desta segunda; veja quais

Operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nas localidades

Foto: Zack Stencil/MCom/Divulgação/ND

A internet 5G poderá ser instalada em mais 13 cidades de Santa Catarina a partir desta segunda-feira (31). A decisão foi tomada pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), na última quarta-feira (26).

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Assim, as operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nas localidades.

Mais 102 municípios em 17 estados brasileiros poderão instalar a infraestrutura para o 5G a partir de 31 de julho. Santa Catarina é o terceiro Estado com o maior número de liberações de municípios, atrás apenas de Minas Gerais (22) e Rio Grande do Sul (19).

Na sequência estão Mato Grosso do Sul (7), Paraíba (6), Espírito Santo (6), Paraná (5), Rio Grande do Norte (5), Rio de Janeiro (4), Mato Grosso (4), Maranhão (2), Pernambuco (2), Ceará (2), Pará (2), Bahia (1), São Paulo (1), e Tocantins (1).

No total, 1.712 cidades já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço beneficiando mais de 145 milhões de brasileiros (69,3% da população do país).

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, explicou que a pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço do 5G para toda a sociedade.

“Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas estamos construindo um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. A meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada antes da data limite e mais de 30% dos municípios brasileiros já estão aptos para instalação da infraestrutura 5G”, destacou o ministro.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

Veja mais 13 cidades de SC beneficiadas

  • Araranguá
  • Sombrio
  • Ipira
  • Piratuba
  • Laguna
  • Tubarão
  • Braço do Norte
  • Capivari de Baixo
  • Gravatal
  • Imaruí
  • Jaguaruna
  • Pescaria Brava
  • Imbituba

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Operação contra o furto de gado é realizada no Sul

As fiscalizações aconteceram em Gravatal, Içara, Morro da Fumaça e Bom Jardim da Serra. Pelo Estado, outras cidades também fazem parte das investigações.

Governador Carlos Moisés anuncia investimentos em três cidades do Sul do Estado

A agenda na região começa no aeroporto de Jaguaruna, às 16h40 de sexta, continua em Criciúma às 18h15 e, termina em Nova Veneza, na manhã de sábado.

Véspera do inverno tem mínimas negativas em cidades de SC; FOTOS

Nevoeiros isolados foram registrados na madrugada. Previsão indica sol no decorrer do dia.

Cidades de SC enfrentam desistências de profissionais no Programa Mais Médicos

Ministério da Saúde afirma que fará levantamento na segunda-feira sobre municípios onde não houve a apresentação. Sete deveriam ter recebido médicos até esta sexta-feira.