Geral

SC terá semana com predomínio de sol e grande amplitude térmica

Previsões foram feitas pela Defesa Civil de Santa Catarina, que prevê alta nas temperaturas após passagem de frente fria nos últimos dias por todo o Estado

Foto: Bruna Stroisch

Santa Catarina inicia a semana com previsão de sol e grande amplitude térmica. Um sistema de alta pressão influencia o tempo, o que faz com que as cidades do Estado catarinense apresentem nebulosidade no amanhecer, que deve se dissipar nas primeiras horas do dia.

O sistema deve permanecer o mesmo até sexta-feira (27). As temperaturas ainda provocam sensações de frio ao amanhecer, próximas ou abaixo dos 10°C em boa parte do Estado, com exceções para o Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

Durante a tarde e a noite, as temperaturas ficam amenas, podendo apresentar picos de até 27°C em alguns municípios. Assim, a semana seguirá uma linha estável em Santa Catarina, sem grandes alterações no tempo. Na sexta, a condição muda.

A aproximação de uma nova frente fria favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva ao final do dia nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O período entre o fim do mês de maio e o início do mês de junho indicam chuvas com totais elevados no Estado.

Isso deve-se à passagem de outra frente fria e à influência de uma área de baixa pressão, diz a Epagri/Ciram.

Tempo para esta segunda-feira (23) em SC

Após uma semana marcada pelas baixas temperaturas em grande parte do Estado, Santa Catarina amanhece nesta segunda-feira (23) com duas cidades marcando em seus termômetros 5°C ou menos. Em São Joaquim, na Serra catarinense, foi registrado 4°C.

O município de Bom Jardim da Serra, por sua vez, teve a menor temperatura do Estado, 1°C. O predomínio é de sol no restante do dia, com as temperaturas elevando-se com o passar das horas. No Planalto Norte uma pequena região deverá registrar 13ºC a 15ºC.

Enquanto isso, do Extremo Oeste aos Planaltos a variação será de 16ºC e 21ºC. As ondas vão em direção sudeste, oscilando entre 1 m e 1,5 m no Litoral Sul e entre 0,5 m e 1 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Não há riscos para ocorrências associadas a agitação marítima.

Confira as temperaturas por região:

  • Litoral Norte: 11°C / 26°C;
  • Planalto Norte: 6°C / 23°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 12°C / 25°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 9°C / 21°C;
  • Vale do Itajaí: 6°C / 25°C;
  • Litoral Sul: 11°C / 25°C;
  • Planalto Sul: 3°C / 23°C;
  • Meio-Oeste: 5°C / 21°C;
  • Oeste: 6°C / 21°C;
  • Extremo-Oeste: 8°C / 24°C.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.

Domingo será de sol em Santa Catarina

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.