Saúde

Secretaria de Saúde de Criciúma descentraliza atendimentos relacionados à Covid-19 no município

Unidades de Saúde estão realizando atendimentos de pacientes suspeitos de Coronavírus e fazendo o monitoramento de casos em cada região

Divulgação/Decom

No intuito de descentralizar a procura de casos relacionados ao Coronavírus, a Secretaria de Saúde de Criciúma adotou uma nova medida referente aos atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os locais estão atendendo pacientes com suspeita de Covid-19 e realizando o monitoramento de casos por região.

De acordo com o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, a medida foi tomada para diminuir a circulação de pessoas em locais que antes eram procurados, como os Centros de Triagem. “Precisamos evitar ao máximo a aglomeração de pessoas nesses locais. Temos trabalhado muito com toda a equipe para tomar decisões acertadas no combate ao Coronavírus”, destaca.

O responsável pela pasta reforça ainda a recomendação para que todas as procuras relacionadas à Atenção Básica sejam feitas por telefone, para realizar o agendamento de consulta. “Nossas estruturas e profissionais estão preparados para esse tipo de atendimento. É um momento difícil, por isso temos que contar também com o apoio da população”, frisa Casagrande.

A Secretaria de Saúde ainda disponibilizou cinco mil testes rápidos às UBS, que são feitos conforme recomendação do profissional médico ou de enfermagem, seguindo protocolos.

Testes RT-PCR agendados nas UBSs

Outra novidade relacionada à pasta da Saúde é a realização de testes RT-PCR no Centro de Triagem na Unidade 24h do bairro Boa Vista. Porém, a realização deve ser mediante indicação e agendamento de profissionais médicos ou de enfermagem das UBSs.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Em três meses, PGE atuou em cerca de 270 ações judiciais e emitiu 36 pareceres jurídicos sobre Covid-19

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atuou de forma judicial e administrativa para dar suporte às decisões do Poder Executivo e garantir o cumprimento das determinações para conter o avanço do novo coronavírus no Estado.

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas