Saúde

Secretaria de Saúde preparada para iniciar Campanha contra o Sarampo e Polio em Lauro Müller

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller está com tudo preparado para o início da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, que acontece na próxima segunda-feira (6) e segue até o dia 31 de agosto.

Nesta Campanha, os pais e responsáveis são atores importantes no processo de manutenção da eliminação dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com as crianças, levando também a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Em Lauro Müller, a vacina estará disponível nas salas de vacinação do Município nas Unidades de Estratégia e Saúde da Família – ESF’s do Centro, Guatá e Arizona, no período das 7h às 12h e das 13h às 16h durante a semana.

A recomendação é para que todas as crianças nas faixas etárias indicadas sejam imunizadas contra o Sarampo e a Poliomielite, até mesmo aquelas que estão com o esquema vacinal em dia. O “Dia D” será no sábado, 18, dia de mobilização em todo o país. Excepcionalmente nesse dia, os pais poderão levar seus filhos aos postos de vacinação, que ficarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Vacinação

A vacinação tem garantido a erradicação da Poliomielite em nosso país. Nenhum caso foi registrado desde 1990. A vacina oral contra a Poliomielite (VOP) protege contra os três tipos de vírus da pólio causador da paralisia infantil, possuindo uma eficácia de 95%. Em 2014, até o dia 22 de outubro, foram registrados 247 casos de Poliomielite no mundo, sendo 228 em países endêmicos e 19 em países não endêmicos.

Sarampo, rubéola e caxumba

O objetivo da campanha de vacinação contra o Sarampo é imunizar crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas e corrigir falhas na primeira aplicação da vacina, garantindo a manutenção do estado de eliminação da doença no país. No Brasil, foram reportados 596 casos de Sarampo em 2013 e 2014, com maior concentração em Pernambuco e Ceará. No mundo, foram 125.978 registros do início deste ano até o dia 14 de agosto, com circulação endêmica em países da África, Ásia e Oceania.

A vacina, que também protege contra a Rubéola e a Caxumba, é o único método seguro e preventivo contra o Sarampo. Os principais sintomas da doença são febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, conjuntivite e coriza, e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar e falar.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

Vacinação contra a febre amarela terá horário estendido de atendimento em Içara

Além de quatro dias de atendimento prolongado, as unidades também terão dia “D”

Unidades de Saúde de Forquilhinha abrem neste sábado para o Dia D contra o Sarampo

O atendimento será realizado das 8 às 17 horas, os pais devem levar a carteirinha de vacinação dos filhos.