Segurança

Segurança no trânsito é tema de palestra da PRF na Contato

Ação ocorreu na última semana e foi realizada em conjunto com a Cipa da empresa

Foto: Divulgação

A Contato Internet recebeu a visita dos policiais Márcio Almeida da Costa e Thalyson Cardoso de Araújo, da Polícia Rodoviária Federal, que realizaram uma palestra sobre segurança no trânsito para os colaboradores da empresa. A ação é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA da Contato em parceria com a PRF.

A assistente de marketing e vice-presidente da Cipa, Bárbara Pereira, destacou a importância da ação. “A palestra realizada na sexta-feira com os agentes da Polícia Rodoviária Federal, focada na educação no trânsito, foi um evento importante para nossa empresa. O objetivo principal era sensibilizar e conscientizar nossos colaboradores, que realizam suas funções envolvendo direção, sobre a importância de adotar práticas seguras no trânsito. A presença dos agentes da PRF trouxe um nível de autoridade e credibilidade, reforçando a seriedade do assunto e a necessidade de seguir as normas e regulamentos de trânsito”, ressaltou a colaboradora, relembrando o papel de cada um na busca por um trânsito mais seguro.

“Os agentes da PRF compartilharam estatísticas, histórias reais e exemplos de acidentes de trânsito, demonstrando como pequenas imprudências podem resultar em consequências graves e até fatais. Esse aspecto impactante da palestra ajudou a despertar a consciência sobre a responsabilidade individual de cada colaborador ao volante”, lembrou Bárbara.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Segundo o supervisor operacional, Juliano Vieira, essa foi a segunda vez que a palestra foi promovida para os trabalhadores. “Trata-se de um curso que oferecemos aos técnicos com o intuito de apoiá-los em suas atividades diárias, visando à prevenção de acidentes”, explicou o gestor.

Na capacitação, os policiais trouxeram dados sobre acidentes e suas principais causas, além de destacarem a importância da tomada de consciência do motorista para garantir a sua segurança e das demais pessoas nas estradas. “A gente precisa que haja uma educação para o trânsito, para que esse número de acidentes diminua. Ninguém merece morrer no trânsito”, ressaltou Araújo.

De acordo com as informações da PRF, essas ocorrências são causadas por três tipos de fatores: o humano (comportamento), o veicular (situação do veículo) e o ambiental (condições da via); e pelo menos 98% dos acidentes são causados por falha humana. As drogas, principalmente, o álcool; a velocidade; a distração e a ignorância são os principais elementos ligados ao fator humano.

O policial Márcio da Costa comentou sobre o papel dos radares móveis nas estradas, como um auxílio à luta por um trânsito mais seguro. “A PRF tem um plano de prevenção de acidentes e o radar móvel está dentro disso”, explicou o palestrante.

A capacitação também apresentou a relevância do uso do cinto de segurança tanto pelo condutor quanto pelos passageiros, evidenciando os riscos, sobretudo, em casos de capotamento e em outras ocorrências; da importância da cadeirinha para crianças; e do perigo de se usar o celular ao volante e, em consequência disso, de se envolver num acidente ao se distrair com o aparelho.

A PRF reforçou ainda os três pilares da direção defensiva: o conhecimento, a atitude e a mudança, e relembrou também uma famosa frase que é o lema do super-herói Homem-Aranha, dita pelo tio do personagem: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, pois estar na estrada requer consciência, já que as ações de uma pessoa pode impactar na vida das demais.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Sobre a Cipa

A Cipa atua na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovendo melhores condições profissionais para os colaboradores, em prol de sua segurança e bem-estar. Algumas das atividades já realizadas pela Comissão, ao longo dos anos, foi a mobilização em torno da doação de sangue na Contato e capacitações, como prestação do atendimento de primeiros socorros, por exemplo.