Geral

Semana Cultural de Orleans encerra com lançamento do livro “Ômega” e aniversário da ACOL

O livro é a 26ª publicação realizada pela academia orleanense de letras.

Fotos: Edivaldo Lubaven

A programação da Semana Cultural de Orleans finalizou na noite de quinta-feira (07), com o lançamento do livro Ômega, escrito e publicado pela Academia Orleanense de Letras, a Acol. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo, no centro da cidade com a presença de lideranças municipais e escritores.

Na oportunidade, a presidente da Acol, Luíza Liene Bressan, juntamente com os escritores  Nilce Bertoncini, Luiz Carminati, Valdemar Muraro Mazurana, Maicon Estevão, Sueli Mazzuco Mazurana destacaram as 26 obras publicadas pelos acadêmicos ao longo dos 36 anos da entidade, contando ainda com a presença do prefeito municipal Jorge Koch e músicos.

Ambos entregaram também as homenagens aos “Amigos da Acol”: Lígia Dorigon Galvani e o músico Patrício Alberton. Eles receberam um certificado de Honra ao Mérito.

A confraternização continuou com a apresentações dos cantores orleanenses Alexey Mazzucco de Melo e Harlley Mazzuco de Melo, músicos que na época de infância cantaram o hino da Acol e contribuíram em diversas ações promovidas pela entidade.

Ainda na oportunidade, o escultor e artista plástico José Fernandes, o Zé Diabo (in memorian) foi lembrado pelo seu trabalho junto a cultura orleanense, sendo responsável pela realização de diversas obras, entre elas e a mais importante, as Esculturas do Paredão. Um minuto de silêncio em seu respeito foi realizado durante o evento.

A Academia Orleanense de Letras – Acol foi criada no dia 7 de setembro de 1981. Ela é a segunda academia de letras mais antiga
de Santa Catarina. A instituição foi idealizada pelo Padre João Leonir Dall’Alba, em conjunto com João Valério Bussolo, o Chico Pedra.

 

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.