Geral

Seminário traz inovação e tecnologia ao IFSC Tubarão

Evento gratuito e aberto ao público, o Semit traz palestras, oficinas e apresentações de trabalhos sobre temas como novas tecnologias.

Foto: Divulgação

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC realiza entre os dias 15 e 19 de outubro a segunda edição do Seminário de Inovação Tecnológica – Semit. Evento gratuito e aberto ao público, o Semit traz palestras, oficinas e apresentações de trabalhos sobre temas como novas tecnologias, inovação, ciência e desafios da educação.

A programação começa na segunda-feira (15), com as palestras “Impacto das novas tecnologias na solução de problemas sociais”, às 13h30, e “Desenvolvimento de carreiras em novas tecnologias”, às 15h40. A abertura oficial do Semit ocorre às 19h, seguida de apresentação cultural e a palestra “Porque a ciência deve ser inclusiva”, com a professora do Departamento de Jornalismo da UFSC, Leslie Sedrez Chaves.

Além de atrações culturais, haverá espaço para apresentação de trabalhos científicos e uma série de oficinas sobre temas variados, como oratória, inovação e criatividade, eletrônica, desenvolvimento de aplicativos, programação, gestão de equipes e outros temas.

“Mantendo o caráter inclusivo do IFSC, durante os cinco dias do Semit os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com ciência, inovação e tecnologia por meio de um conjunto de atividades variadas. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, sendo uma grande oportunidade para que a comunidade possa entrar em contato com o que o IFSC faz e tem para oferecer”, afirma o professor Pierry Teza, um dos organizadores do Seminário. Ele destaca a variedade da programação como um dos pontos altos do evento.

“Teremos palestras sobre a ciência, tecnologia, desafios sociais e carreiras na área de novas tecnologias. Mesas redondas vão discutir o papel da mulher na ciência, oportunidades de inovação e desenvolvimento tecnológico na região de Tubarão. Também teremos diversas oficinas nas áreas de programação, desenvolvimento profissional e pessoal e inovação e ciência. Os alunos do câmpus também apresentarão seus trabalhos”, diz.

O Semit está inserido na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, realizada a cada mês de outubro. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições em todo o Brasil a fim de realizarem atividades de divulgação científica.

Sob o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, o Semit tem como objetivo aprofundar as relações do Câmpus Tubarão com a região por meio da difusão de inovação e tecnologia como forma de favorecimento do desenvolvimento socioeconômico. O evento conta com o apoio do CNPq.

Colaboração: Comunicação IFSC

Notícias Relacionadas

Ciência é 10: IFSC oferece especialização gratuita para professores de Ciências do ensino fundamental

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de outubro.

Painéis solares vão gerar energia no IFSC Criciúma

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Prazo para inscrições em cursos técnicos do IFSC termina nesta segunda

Na região sul do Estado, são nove cursos nas unidades do IFSC em Araranguá, Tubarão e Criciúma. Todos têm inscrição gratuita e terão processo seletivo realizado por sorteio público.