Geral

Serra do Rio do Rastro: De Parque Estadual à Eco Museu

A área de abrangência ambiental do Eco Museu, possui uma dimensão de 6.200 hectares

Depois de ter discordado de transformar as encostas da Serra do Rio do Rastro em parque estadual, conforme vinha sendo proposto, desde o ano passado pela Fatma, o prefeito de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves, encontrou uma alternativa para explorar e ao mesmo tempo preservar a área que fica localizada dentro dos limites territoriais do município.

Foi aprovada esta semana pela Câmara de Vereadores uma Lei que cria o Eco Museu Municipal Serra do Rio do Rastro e suas Unidades Museológicas; Ambiental, Geológica e Histórica com finalidades, atribuições e organização.

A área de abrangência ambiental do Eco Museu, transformada em bem de interesse público municipal, possui uma dimensão de 6.200 hectares, localizada ao longo das encostas da Serra Geral, fazendo divisas com Bom Jardim da Serra, Treviso e Orleans.

O Eco Museu tem por objetivo a valorização e preservação do patrimônio ambiental, cultural e suas diversas manifestações; estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo; universalidade do acesso e o desenvolvimento cultural e socioeconômico com a participação das comunidades.

O Eco Museu funcionará no prédio da antiga Estação Ferroviária e ficará a cargo de um diretor de museu, cargo criado na Lei e que deverá ser nomeado pelo chefe do executivo municipal.