Poder Legislativo

Serramar: vereadores de Orleans encaminharão ofício pedindo agilidade ao Deinfra

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

O vereador Antonio Dias André (PMDB), o Geada, ao fazer uso da tribuna durante a sessão ordinária de segunda-feira (14), falou sobre a preocupação com novas quedas de barreiras nos trechos da Serramar. Por isso, ele pediu para que um ofício fosse enviado em nome do Legislativo de Orleans para o Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra.

“Eu estive monitorando, obviamente, sem conhecimento técnico, apenas visualmente, o paredão da Serramar. Próximo à Pindotiba, está abrindo ainda mais a fenda. Tomara Deus que caia um dia em que não esteja passando ninguém. O pedido é para que se agilize o que já foi proposto para amenizar a dor daqueles que temem que algo aconteça.  Em muitas tardes, houve pancadas de chuvas muito fortes e há risco de desmoronar em um dia que nem chovendo esteja, pois a fenda está pesando para baixo e, consequentemente, ficando cada vez mais perigoso”, justificou.

Outro assunto abordado durante a reunião foi o IPTU. O vereador João Teza Francisco (PSD), o Dão, questionou a possibilidade de aumento da cobrança. “Recebi informações de que estão licitando a contratação de uma empresa para que se faça um levantamento no município para aumentar o IPTU. Se for para verificar quem está pagando pouco de acordo com a metragem, se alguém estiver pagando por uma metragem a menos, eu até concordo, mas aumentar o valor eu acho que é errado, a situação financeira está difícil para o nosso povo”, disse.

O vereador Osvaldo Cruzeta (PP), o Vá, concordou com a afirmação. "Tendo em vista a situação que nós estamos atravessando em nosso país, não é o momento de aumentar tributos. Se alguém está pagando pouco por conta da metragem incorreta, tudo bem, mas fora isso, nós seremos contra", completou.

O vereador líder do Executivo na Câmara de Vereadores, Valter Orbem (PSD), se posicionou a favor das colocações. “Concordo com todos que não é o momento de aumentar o IPTU. Segundo a informação que tenho, a licitação é para fazer um projeto com o levantamento de alguns imóveis que não estão cadastrados, que estão sem pagar o IPTU, o que também não é justo”.

Educação

Alguns pedidos de informações a respeito da educação foram solicitados por Mário Coan (PMDB). "Recebi algumas reclamações na área da educação e gostaria que fosse vista as questões sobre o uniforme para as crianças que não está mais sendo distribuído; materiais de limpezas que estão faltando; e a qualidade da merenda escolar, que estão dizendo que é a semana inteira a mesma coisa. No Plano de Governo, falaram que ela seria diversificada e contemplaria os alimentos, advindos da agricultura familiar". Vá também se manifestou. “Gostaria que fossem vista também a questão da escola no Jardim das Orquídeas, que está com um problema sério de alagamento quando chove, inclusive, tendo que interditar sala. A situação está bastante precária”.

Ações do Executivo

O vereador Valter Orbem (PSD) falou sobre algumas ações do Poder Executivo. "Na última semana, estivemos em Florianópolis visitando alguns órgãos em busca de recursos e informações. Estre eles, estivemos na Secretaria de Estado da Saúde com o João Paulo Kleinubing. Lá, conseguimos a garantia de que nos próximos dias, Orleans receberá um veículo para transporte de pessoas em viagens para Florianópolis, de 16 lugares, com ar-condicionado. Nós próximos dias, também será lançada uma licitação aqui no município para compra de um veículo de até sete lugares para viagens mais próximas, como interior do município, Criciúma ou Tubarão, também com ar-condicionado”, comemorou.

Homenagens a ex-vereador

Alguns vereadores prestaram homenagens ao ex-vereador Lucrésio Sandrini, que faleceu na manhã de segunda-feira, vítima de câncer. "Muito fez por essa terra, foram muitas as pessoas que ele ajudou. Foi, sem dúvida, um grande político", disse Dão. "Ele era um batalhador, um lutador e fazia tudo com muito carinho e competência. Foram inúmeras as conquistas trazidas para o povo de Orleans”, afirmou Vá. "Lucrésio, inegavelmente, fará uma grande falta no cenário político", lamentou Geada. "Muitas pessoas foram beneficiadas pelos trabalhos deles. Na vida, o legado que deixamos é o que fica", frisou Mário Coan. "Fez um trabalho excelente em Orleans, sempre quando chamado, nós víamos sempre a vontade de resolver os problemas. Foi um batalhador pelas coisas do município e, principalmente, pelas pessoas", finalizou Valter Orbem.

Ordem do Dia

Indicações

Nº 9/2016, do vereador Valter Orbem, que o Legislativo preste homenagem à equipe do Samu de Orleans, que trabalhou juntamente com o Corpo de Bombeiros no resgate do acidente ocorrido recentemente na Serra do Rio do Rastro.

Nº 10/2016, do vereador Cristian Berber, que o executivo resolva o problema de saneamento básico na estrada geral Barra do Rio Novo, mais precisamente em frente à casa do senhor Leandro Croceta. O esgoto no local está a céu aberto e necessita urgente de uma tubulação.

Nº 11/2016, do vereador Antonio Dias André, que o Executivo construa um abrigo de ônibus no centro do distrito de Pindotiba.

Nº 12/2016, do vereador Mário Coan, que a Câmara de Vereadores de Orleans envie ofício ao Deinfra, solicitando uma lombada na Rodovia SC-446, mais precisamente em frente à sede da Plaszom; uma lombada na SC-108, em frente à empresa Eletro Ita; e uma lombada nas proximidades do cruzamento da Rua Romualdo Sandrini com a SC-108.

Projeto de Lei

Projeto de Lei Complementar nº 1, de 29 de fevereiro de 2016, que altera os artigos 87 e 88 da Lei Complementar nº 1.929, de 20 de dezembro de 2005. O Poder Executivo Municipal traz em justificativa que o referido Projeto da Lei trata da alteração do prazo de licença do servidor idoso do benefício de auxílio doença, passando de 15 para 30 dias.