Segurança

Serviço Aeropolicial será inaugurado dia 24 de novembro, em Criciúma

Foto: Ulisses Job / Clicatribuna

Foto: Ulisses Job / Clicatribuna

Já tem data definida para a inauguração do Serviço Aeropolicial – Saer, que irá abranger toda a região Sul, que era a única do estado a não contar com o reforço aéreo para atendimento de ocorrências.

Não só a Segurança Pública ganha com o novo serviço, como também o sistema prisional, a área de Saúde e de Defesa Civil. A inauguração será no próximo dia 24 e contará com a presença de autoridades da região e em nível estadual, como o secretário de Segurança Pública, César Grubba, o delegado-geral de Polícia Civil, Artur Nitz, e o vice-governador, Eduardo Moreira.

A informação da inauguração foi repassada nessa sexta-feira pelo delegado regional da Amrec, Juarez de Souza Medeiros. "A partir deste dia, estaremos sendo de vez contemplados. É um ganho para todos e para tudo. Algumas adaptações na base devem durar ainda uns dez dias", informa a autoridade policial. A base do Saer fica às margens da rodovia que liga Criciúma a Nova Veneza, no Bairro Vila Maccarini, Distrito do Rio Maina, no agora extinto pátio de vistoria de veículos da Polícia Civil.

Efetivo de 16 policiais

Conforme o delegado regional, 16 policiais civis, contando com piloto e copiloto, irão integrar a equipe, dividindo plantões de 24 horas de trabalho por 72 horas de folga. Além do atendimento de ocorrências, como por exemplo captura de criminosos, reforço em operações policiais, vítimas de acidente de trânsito e afogamento, tragédias naturais e até mesmo voos preventivos, o Saer irá auxiliar no transporte de órgãos para transplantes. O helicóptero, pertencente à Polícia Civil, ficava na Capital, onde outras corporações já usufruíam do serviço.

"Acredito que esta foi a maior conquista do Sul em 2016, pois irá beneficiar muitas pessoas. Na temporada, por exemplo, serão mais de 900 mil", disse à época o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (PMDB), um dos engajados nas tratativas.

Com informações de Talise Freitas / Clicatribuna