Geral

Serviço de família acolhedora de Içara é reconhecido nacionalmente

Responsável pelo serviço Luis Claiton Medeiros Ehlers

Responsável pelo serviço Luis Claiton Medeiros Ehlers

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora desenvolvido pelo Governo Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Assistência, Habitação, Trabalho e Renda recebe reconhecimento nacional e será levado ao Congresso Latino Americano do certificado Internacional em Práticas Colaborativas (ICCP), entre 6 e 9 de novembro em São Paulo.

Com o tema: A Subjetividade na Construção Colaborativa do Serviço de Acolhimento em família Acolhedora no Município de Içara – Diferentes Tons, o psicólogo Luis Claiton Medeiros Ehlers, fará a apresentação da proposta e dos resultados obtidos com o serviço oferecido.

Família Acolhedora, como o nome declara, é um serviço que acolhe crianças e adolescentes, afastados da família por medida protetiva, em residência de famílias acolhedoras previamente cadastradas. Esta modalidade é prevista, segundo Luis Claiton, até que seja possível o retorno à família de origem, família extensa ou o encaminhamento para adoção.

Ainda de acordo com o psicólogo o relato a ser levado ao Congresso tem como principais atores um grupo de quatro irmãos, que foram acolhidos no serviço por medida judicial, frente à impossibilidade dos cuidados maternos, por a mesma enfrentar graves problemas psiquiátricos, incluindo diversas internações.  Pai ausente e, família extensa, materna e paterna, fragilizada pelo processo.

“Durante a reconstrução do retorno destas crianças à família de origem, buscou-se, no período de internação da genitora, por meio de visitas hospitalares, das crianças, a manutenção do vínculo. E, paralelamente, iniciamos uma longa jornada em direção à família extensa”, explicou acrescentando que são diversos contextos e diferentes leituras de mundo nascendo daí, as pequenas sementes da mudança. “Mudança esta que, envolverá todos os participantes da família, acreditando nas potencialidades de cada um e no resultado de suas descobertas, traçando um novo mapa existencial”.

Com o retorno da mãe ao lar uma equipe técnica composta por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos fazem o acompanhamento. “Como resultado a autoria de cada protagonista floresce, com novos significados, novas formas de comunicação e, por conseguinte, novas perspectivas”, conclui Luis Claiton.

Números do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em Içara – Em Içara, o serviço completou 10 anos nesse semestre, totalizando 154 crianças acolhidas e 253 atendimentos, uma vez que algumas das crianças voltaram à Família Acolhedora.

Em 2003, quando iniciou o projeto, havia duas crianças em acolhimento tendo o auge, em 2007, com 46 crianças e adolescentes atendidas. Hoje são três. Um deles voltando à família extensa (tios, avós…) no Natal e os outros dois a equipe do Serviço sugere ao Ministério Público encaminhamento à adoção.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI