Geral

Sete mil estudantes passarão por avaliação oftalmológica em Içara

A avaliação faz parte do Programa Saúde nas Escolas

O Programa Saúde nas Escolas (PSE) coordenado pela secretária de Saúde de Içara, por meio da Atenção Básica e NASF, encerrou nesta semana a entrega de Balanças e de Réguas Antropométricas nas unidades escolares municipais e estaduais da cidade. Ao todo foram distribuídas 70 balanças e 40 réguas (estas somente para os CEIs).

A ação tem como objetivo, segundo a coordenadora de Atenção Básica, enfermeira Glicia Pagnan, integrar saúde e educação inserindo os serviços das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) nas escolas. “A avaliação de peso e medida de crianças e adolescentes acontece nas aulas de educação física. Os dados já estão sendo levantados e serão levados à Saúde para a elaboração de relatório, que vai auxiliar na organização de ações condizentes com as situações detectadas”, explicou a enfermeira.

Também dentro do Programa Saúde nas Escolas vai acontecer avaliação oftalmológica em, aproximadamente, sete mil alunos içarenses. Conforme resolução do Ministério da Saúde, a primeira avaliação pode ser feita por profissional de diversas áreas, desde que o mesmo seja qualificado. “E para isso diretores de escolas e Agentes Comunitários de Saúde estão recebendo capacitação. E até o final da próxima semana o material para o teste ‘Escala de Sinais Snellen’ será entregue para o início do procedimento que buscará identificar a existência de distúrbios de refração que necessitarão de uma consulta oftalmológica”, explicou o secretario de Saúde Lauro Nogueira.

As alterações identificadas por meio do teste terão, segundo o Fisioterapeuta Milton Ricardo Fernandes, profissional do NASF, o acompanhamento necessário da equipe de Saúde. “Temos entre 60 e 90 dias para concluir os testes, mas na medida em que as alterações forem identificadas os encaminhamentos serão feitos”, explicou. “Para o atendimento haverá um chamado para o cadastramento de especialistas e de óticas. Tudo custeado pelo Governo Federal”, assinalou o psicólogo Sergio Gobbi, também profissional do NASF.

A Escala de Sinais de Snellen utiliza símbolos em forma de Letras ou apenas a E, organizados de maneira padronizada, de tamanhos progressivamente menores, chamados optotipos. Em cada linha, na lateral esquerda da tabela, existe um numero decimal, que quantifica quanto à pessoa é capaz de enxergar.

Sinais e sintomas a serem observados durante a avaliação da acuidade visual: Piscar contínuo dos olhos; Lacrimejamento; Inclinação persistente de cabeça; Desvio Ocular (Olho “Vesgo”);  Cefaleia (dor de cabeça); Testa franzida ou olhos semi-cerrados, entre outros.

Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI