Segurança

Sete ônibus foram incendiados em Santa Catarina entre sexta e sábado

Duas tentativas de incêndio contra um ônibus e um caminhão também foram registrados pelo Estado

A Polícia Militar de Santa Catarina divulgou na manhã deste sábado (2), o relatório das ocorrências contra a segurança pública do Estado entre 20h de sexta-feira (1), e 7h de sábado (2). Ao todo, foram registrados sete ônibus e um guincho particular incendiados; duas tentativas de incêndio contra um ônibus e um caminhão; ataque a uma base da Polícia Militar, a um presídio, a uma delegacia e à prefeitura de Itajaí.

Ninguém ficou ferido nos atentados, 14 pessoas foram detidas e um adolescente encaminhado para a 6ª Delegacia de Polícia. Neste sábado, o policiamento segue reforçado em todo o Estado.

Na tarde de sexta, o Governo do Estado anunciou medidas para enfrentar e coibir os ataques criminosos em Santa Catarina. O policiamento nas áreas identificadas como alvo foi reforçado, a sala de situação foi ativada e os efetivos das policias militar e civil foram mobilizados.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Nazareno Marcineiro, confirmou que a corporação irá fazer a escolta dos ônibus para coibir novos ataques. O comandante também determinou uma série de medidas de reforço no policiamento e confirmou que unidades como Bope, Cavalaria, Batalhão de Choque e Canil estão de prontidão para agir rapidamente se houver outra ocorrência.

As autoridades creditam estes novos ataques ao recrudescimento do trabalho policial, principalmente no combate ao tráfico de drogas. Aliado a isso, outro fator é o endurecimento de ações dentro do sistema prisional, como o corte de regalias, as prisões efetuadas no curso das investigações da morte da agente penitenciária Deise Alves e o cumprimento da Lei de Execuções Penais.

Das oito ocorrências das últimas horas, duas delas foram em municípios da região Sul do Estado, em Criciúma e Laguna. Os outros atentados aconteceram em Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville e na divisa entre Pomerode e Jaraguá do Sul.

Colaboração: Secretaria de Estado de Comunicação