Geral

Simec e Senai formarão aprendizes para contratação no setor de metalurgia

Curso de dois anos auxiliará empresas a cumprirem exigência de lei

Empresas do setor de metalurgia que não conseguiam se adequar ao decreto 5.598/05 e contratar o número de aprendizes exigido na lei serão beneficiadas por uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Caravággio (Simec). A partir de março o sindicato, em parceria com o Senai, passa a oferecer um curso de aprendizagem industrial e os estudantes já serão contratados por indústrias do setor desde o início das aulas.

O Programa de Aprendizagem Industrial em Controlador de Processos da Qualidade em Metalurgia foi idealizado pelo Simec com a colaboração de profissionais do setor de recursos humanos das empresas associadas. Durante dois anos os estudantes terão aulas básicas de comunicação oral e escrita, matemática, saúde e segurança no trabalho e informática e conhecimentos específicos, entre eles metrologia para mecânica, tecnologia mecânica e de processos metalúrgicos, leitura e interpretação de desenho mecânico e ferramentas de qualidade. Além da teoria os estudantes terão 800 horas/aula de prática nas empresas.

“Nosso objetivo é auxiliar as empresas associadas nesta busca de mão-de-obra específica, contribuindo para o fortalecimento do setor”, explica o presidente do Simec, Rogério Mendes. “Teremos este diferencial na formação de talentos humanos”, complementa ele.

Foram selecionados para o curso 39 alunos com idades de 18 a 22 anos. As aulas serão realizadas nas dependências do Senai em Criciúma no período da manhã e, à tarde, os inscritos seguem para as empresas contratantes. Indústrias associadas ao Sindimetal de Criciúma também contarão com aprendizes do curso. As aulas iniciam-se no dia 04 de março.

Lene de Costa/Alfa Comunicação