Tecnologia

Site internacional concede “Estrela de Ouro” à Estação Meteorológica da Satc

Dados da estação foram submetidos a testes durante cinco dias e considerados de alta qualidade.

Fotos: Assessoria de Imprensa/SATC

A Estação Meteorológica da Satc, Modelo Vantage Pro 2, do fabricante Davis, que fornece resultados gratuitos para toda a comunidade, utilizados, inclusive, por jornais, rádios e sites da região sul de Santa Catarina, recebeu do site WeatherUnderground® a “Estrela de Ouro” pelos dados de alta qualidade fornecidos ao sistema. A estação foi submetida a testes durante cinco dias na primeira quinzena de setembro.

Os dados da estação são importantes para auxiliar setores econômicos interessados nas condições do tempo nesta região, como exemplo a agricultura. “Lidar com a natureza nunca é fácil, ainda mais com a atmosfera, o sistema mais dinâmico de nosso planeta”, conta William de Oliveira Sant’Ana, geógrafo do Centro Tecnológico Satc, mestre em Geografia e doutorando em Ciências Ambientais, um dos responsáveis pela estação.

Pequenas mudanças no tempo já causam alterações nas medições da estação, como nebulosidade, pressão atmosférica, mudanças nas condições das massas de ar, incremento da velocidade de deslocamento, por exemplo, mostrando a qualidade dos equipamentos e dados.
Os dados são captados por sensores posicionados da estação automática, que envia remotamente para o console da estação. De lá, as informações vão automaticamente para o site da Satc e disponibilizados na rede.

“A estação está cadastrada no WeatherUnderground®, uma rede mundial que reúne estações de diversas tipologias e para variadas finalidades. O site utiliza os dados da estação, interpolando com outras da região e com satélites, aumentando a precisão das informações sobre a previsão do tempo”, explica Sant’Ana.

Pelo fato de estar integrada em redes de monitoramento, corroborado pelos esforços de manutenção periódica para que os resultados coletados sejam confiáveis, a estação da Satc foi agraciada com a “Estrela de Ouro”.

“Disponibilizamos informações com alta qualidade ao sistema. Os idealizadores do projeto, os mantenedores da estação e o suporte técnico estão de parabéns por este reconhecimento”, realça Sant’Ana.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Satc 

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Aluna Satc é campeã brasileira de Xadrez Blitz