Geral

Sobrevoo identifica 58 baleias-francas na região

Foto: Projeto Baleia-Franca

Foto: Projeto Baleia-Franca

Em um sobrevoo realizado na segunda-feira e finalizado ontem, 58 baleias-francas fora avistadas no litoral catarinense, no qual pesquisadores puderam verificar a dinâmica populacional da espécie na região.

De acordo com a diretora de pesquisa do Projeto Baleia-Franca (PBF), Karina Groch, foi possível constatar que a maior parte das baleias avistadas eram pares de mães e filhotes. “Avistamos apenas dois adultos sozinhos. Nós já vínhamos identificando que este ano as baleias vieram mais cedo para a região, mas agora pudemos confirmar, pois percebemos que muitos filhotes já nasceram. Pela época, esperávamos encontrar mais adultos”, aponta Karina. 

No sobrevoo, o grupo avistou um dos filhotes semialbinos recém-nascidos que já havia sido identificado em um monitoramento embarcado feito no final de julho. A diretora do PBF também aponta que foi avistada uma Baleia de Bryde, espécie que tem aparecido na região algumas vezes, e um grupo grande, com mais de uma centena de golfinhos, na região de Garopaba. 

O sobrevoo percorreu o trajeto do Campeche até Torres. Karina destaca que mais de 90% das avistagens de baleias-francas ocorreu dentro da APA da Baleia-Franca, especialmente nas praias da Gamboa, Ribanceira e Itapirubá. O número de baleias avistadas foi considerado grande, confirmando os dados que apontam para crescimento na população de francas na região, aponta Karina. 

O sobrevoo faz parte do Programa de Monitoramento das Baleias-Francas no Porto de Imbituba e região, viabilizado pela SC Parcerias e coexecutado pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-Franca e pelo Centro Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

O objetivo é analisar a dinâmica populacional da espécie na região, por meio do censo e fotoidentificação dos cetáceos avistados, além de analisar padrões de ocupação sazonal entre os meses de julho e novembro.

Com informações do Jornal Diário do Sul