Geral

Sombrio desfila para lembrar o Dia da Independência

Cento e noventa e três anos. Essa é a idade da Independência do Brasil, relembrada pelos sombrienses na manhã desta segunda-feira, 07. O município de Sombrio saiu às ruas para o grande Desfile Cívico que reuniu milhares de pessoas na Avenida Papa João XXIII. Toda a organização foi realizada pela Prefeitura de Sombrio, via Secretaria Municipal de Educação.

Para dar início ao evento o músico Alexsandro Cardoso abrilhantou o momento tocando o Hino Nacional ao som de violino. O hasteamento da bandeira do município foi feito pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Cardoso, a do Estado pelo Capitão da Polícia Militar Luis Paulo Fernandes, e a do Brasil pelo prefeito Zênio Cardoso (PMDB).

Ao todo foram 43 pelotões que abrilhantaram a avenida. O desfile cívico começou com a participação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, dando seqüência com a fanfarra do CEAC, seguido de entidades e escolas.

Com muita criatividade, cada escola trouxe um tema diferente para o desfile. Trabalho desenvolvido durante o ano nas escolas que resultaram em projetos de cidadania, meio ambiente, inclusão, importância da escola e da família na vida das crianças e adolescentes, valores humanos, dentre outros que foram apresentados na avenida.

No discurso proferido durante a abertura do evento o prefeito Zênio Cardoso (PMDB), falou da importância da data. “O dia 7 de Setembro serve justamente para lembrar uma data que simboliza a autonomia conquistada e a determinação do povo brasileiro”, disse. Ainda destacou a esperança por um Brasil melhor, uma Santa Catarina melhor, e por um Sombrio melhor. “Temos que ter viva a esperança, a esperança de construir dias melhores no nosso município. Para isso nós precisamos construir o futuro, e o futuro não existe sem uma educação forte, futuro não existe sem saúde, por isso nós estamos focando em Sombrio a construção de três novas escolas, quatro novos postos de saúde. Estamos dando a estrutura necessária para que Sombrio cada vez mais se orgulhe daquilo que tem. Sombrio está investindo forte em vários setores da nossa comunidade”, completou.

Escolas, entidades e grupos

O ato iniciou com o pelotão da Polícia Militar, seguido do Corpo de Bombeiros, Fanfarra CEAC, Lar do Idoso, CEI Castelinho da Criança, CEI Criança Feliz, CEI Sonho de Criança, CEI Paraíso da Criança, CEI Pequeno Polegar, CEI Sombrio Criança, CEI Espaço Criança, CEI Criança Esperança, ASIES, CEI Lar da Criança, CEI Maria Monteiro, APAE, Escola Geração Ativa, Departamento de Assistência Social, Centro de Integração da Terceira Idade (CITI), CEAC e fanfarra, EEBM Campo D’água e Santa Fé, EEBM Alcides de Souza Pereira, EEBM Fioravante Minatto, EEBM Antonio Stuart, EEBM Juvenil da Cunha Colares, EEBM Nilza de Matos Pereira, EEBM Nair Alves Bratti, EEBM Alda Santos de Vargas, Iemes e Fanfarra, EEBM Protásio Joaquim Da Cunha, EEB Irineu Bornhausen, EEBM Normélio Cunha, Escola Jovem, Instituto Federal Santa Catarina (IFC), EEB Catulo da Paixão Cearense e Fanfarra, Departamento Municipal de Esporte, Lions Club, AMJA, Assembléia de Deus, União Feminina de Assistência a Comunidade Sombriense (UFACS), Igreja Adventista, ONG Olhinhos de Mel, Casa da Cultura e Fanfarra.

Colaboração: Ana Acordi/Ascom Sombrio

[soliloquy id=”145623″]