Geral

Sônia Bridi dá aula de jornalismo em palestra em Criciúma

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

O jornalismo foi o assunto principal da noite desta segunda-feira, no teatro Elias Angeloni, em Criciúma. Abrindo a Semana Acadêmica do curso de Jornalismo da Faculdade Satc, a jornalista da TV Globo, Sônia Bridi, deu uma aula sobre a profissão. Sônia é natural de Caçador/SC, já foi correspondente internacional em quatro países e hoje trabalha no Rio de Janeiro.

Para começar a sua conversa com o público ela mostrou imagens da série “Terra, que tempo é esse” que fez junto com o cinegrafista e marido, Paulo Zero, em 2010, para o Fantástico. Apresentou partes das reportagens em que esteve em diversos locais do mundo, ela falou diretamente aos estudantes de Jornalismo que estavam presentes e comentou sobre aquilo que chama de jornalismo safári. “Nunca faça um jornalismo safári, aquele em que as pessoas sobem nos carros e veem tudo lá de dentro. O jornalista tem que descer, falar com as pessoas, ver de perto”, declarou.

Sônia contou, também, sobre a primeira cobertura jornalística internacional de sua carreira, que foi na Copa dos Estados Unidos e que completará 20 anos em 2014. Também sobre esse assunto, ela deu mais uma lição. “Em 1993 eu juntei o dinheiro de duas férias e fui para a Europa. Eu queria conhecer, ver os monumentos, mas fiquei internada duas semanas em uma escola para melhorar o meu inglês. No ano seguinte me convidaram para cobrir a Copa e a primeira pergunta que me fizeram foi “como está o seu inglês” e eu respondi com segurança que estava ótimo, que eu estava mandando bem. Eu não saí de Caçador direto para a Globo, eu fui caminhando. Às vezes a gente pensa que a nossa carreira está emperrada, mas nós estamos ganhando experiência”, afirmou.

Conforme matéria do site Clicatribuna, antes de abrir para as perguntas, ela fez mais uma afirmação sobre a profissão de jornalista. “Um jornalista não é um representante do poder, nós somos emissários. Somos mensageiros. Um mensageiro que apura, que corre atrás, que tenta saber, mas um mensageiro”, definiu Sônia.

A Semana Acadêmica de Jornalismo da Faculdade Satc é promovida pelos alunos da 8ª fase do curso e pelo Centro Acadêmico de Jornalismo. Nesta terça-feira, o evento recebe, no auditório 2 da faculdade, a coordenadora do G1 Santa Catarina e do Globoesporte.com, Lisandra Nienkoetter, que falará sobre jornalismo online. E para encerrar, na quarta-feira, os criadores do personagem Duda Rangel e do blog Desilusões Perdidas, os jornalistas e irmãos gêmeos, Emerson e Anderson Couto, baterão um papo com os estudantes, no auditório 5. Para participar da palestra da Sôni Bridi o público levou litros de leite e pacotes de fraldas, essas doações serão destinadas à Nossa Casa, Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) e Samaritanas.