Geral

Sustentabilidade e tecnologia são expostos na CasaPronta

Soluções para residências, apartamentos e estabelecimentos comerciais são apresentados pelos expositores

Foto: Jadson da Luz

Foto: Jadson da Luz

Gastar com energia sem precisar se preocupar com a conta no fim do mês já é uma realidade. A empresa alemã German Solar Energy (GSE), que está expondo na Feira CasaPronta Criciúma, apresenta aos visitantes módulos solares que diminuem os custos a quase zero. “A partir do momento em que os módulos são instalados, o consumidor gastará apenas com as taxas padrões, porque todo o consumo de energia acaba”, explica o gerente de vendas, Ricardo Borges.

O sistema fotovoltaico transforma a energia solar em energia elétrica. “O sistema é composto pela placa, pelo inversor e pelo relógio inteligente. Ele pode ser instalado em qualquer base de energia, desde uma casa recém-construída até uma residência com 30 anos de existência. Cada inversor comporta cerca de seis placas, dependendo do quanto de volts serão usados”, detalha Ricardo.

O único gasto com manutenção dos módulos solares diz respeito à limpeza. “Esse sistema era usado para alimentar os satélites que ficavam no espaço. Com o tempo, no entanto, ele foi se aprimorando e hoje tem um custo acessível para ser instalado em residências, além de uma garantia de 25 anos de eficiência”, conta Borges.

Telhas de PVC são novidade

É na Feira CasaPronta que a empresa Fortlev apresenta o seu novo produto, as telhas feitas de PVC. “Muitas pessoas têm passado pelo nosso estande perguntando o que a telha de PVC traz de diferente das outras. Ela não pega fogo, não propaga a chama, diminui a temperatura do ambiente em dois graus a mais do que as tradicionais e passa 85% de claridade. Os componentes dela são os mesmos utilizados em tubos”, revela o representante regional, André Biff Pinter.

Assim como a Fortlev, a Construtora Fontana também apresenta imóveis pautados na sustentabilidade. “Cada vez mais temos que nos preocupar com o meio-ambiente. Nossos prédios recebem playgrounds com bastante grama e espaço para o lazer. Além disso, colocamos árvores e pastagem ao redor de cada construção para precaver as cheias que normalmente atingem a região. As árvores têm o poder de absorver a água e ao mesmo tempo promover sombra” pontua a coordenadora de mercado da Fontana, Tavani Tramm. “Para a feira nós resolvemos trazer muito verde e tecnologia para que os visitantes se sintam bem e confortáveis”, emenda o coordenador de marketing da construtora, Rafael de Souza.

A Feira CasaPronta iniciou na quarta-feira e vai até domingo às 18 horas, no pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma.

Colaboração: Jadson da Luz/Ápice Comunicação