Economia

Tarifa de energia elétrica sofre reajuste de 21,22%

A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e irá contemplar a região do Vale de Braço do Norte

O novo valor da tarifa de energia foi divulgado pela Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte (Cerbranorte) e anunciado em coletiva de imprensa ontem. Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste médio repassado foi de 21,22%. O valor passou a vigorar desde a semana passada.

O aumento varia de acordo com a classe de consumo: residencial, comercial, industrial ou rural. O reajuste anual já era previsto pela diretoria da cooperativa. “Infelizmente, isto não depende da diretoria e sim do órgão regulador que é a Aneel. A nossa intenção é prosseguir com um trabalho de qualidade”, resume o presidente da cooperativa, Antonio José da Silva.

O reajuste, aparentemente alto, deve voltar a ter o mesmo valor que tinha antes da redução de 18%, anunciada no último mês de julho. O faturamento também deve ser proporcional. “Até a sexta-feira, a energia foi faturada com um preço. Após essa data, com o reajuste, houve uma redução”, ressalta a gerente comercial da Cerbranorte, Deise Faust Vieira.

O último reajuste tarifário ocorreu em 2011, quando foi repassado um aumento médio de 5,04%. Em 2012 não houve alteração nas tarifas. A companhia abastece os municípios de Braço do Norte, Rio Fortuna e São Ludgero.

Valores após o reajuste

Residencial:  0,309
Comercial/Industrial: 0,305
Rural: 0,191