Economia

Tarifa do gás natural em Santa Catarina reduz em média 13%

Foto: Divulgação

A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) aprovou duas resoluções que atualizam os percentuais do custo do gás e transporte e da margem bruta de distribuição do gás canalizado, principais componentes da tarifa do gás natural. Como resultado, a partir de 1º de julho, as tarifas do energético reduzirão em média -13,6% no Estado, variando o reajuste de acordo com cada segmento de mercado.

Em janeiro deste ano, os consumidores catarinenses já receberam uma redução média de -10,8%, referente ao repasse do Custo do Gás e Transporte. Se somarmos o percentual a partir de julho, o acumulado chega a aproximadamente -23% na tarifa média dos segmentos.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

“A notícia é muito boa para os segmentos de transporte, industrial e mercado urbano. Barateia significativamente o custo nesses setores e esperamos que se reflita também no bolso do consumidor final”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A redução no custo do gás e do transporte é resultado da redução do indexador dos contratos de suprimento (petróleo tipo Brent) e do efeito da amortização do saldo da conta gráfica que ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2023.

O reajuste ocorre no estado semestralmente, nos meses de janeiro e julho. As projeções do custo do gás e do transporte são mensalmente disponibilizadas no site oficial da Companhia. As tabelas tarifárias atualizadas também estarão disponíveis no site da SCGÁS a partir do início de sua vigência.

Notícias Relacionadas

Operação “Estação Inverno Santa Catarina” será lançada no Estado

Cerca de metade dos pontos analisados estão próprios para banho no Litoral catarinense

Balneabilidade: mais de 70% dos pontos analisados estão próprios para banho no Estado

Sancionada lei de dispensa de licença ambiental para obras em estradas vicinais no Estado