Segurança

Taxista é assassinado e veículo é roubado em Araranguá

Cidade das Avenidas registrou primeiro crime de roubo seguido de morte do ano de 2016, na noite deste sábado

Um crime bárbaro foi registrado em Araranguá na noite deste sábado (20), na Estrada Geral de Fundo Grande, próximo ao bairro Polícia Rodoviária. Por volta das 23h20min, a Polícia Militar foi acionada por um morador do bairro Fundo Grande e informada de que havia um homem caído em via pública, apenas de cueca e com um corte profundo no pescoço.

Ao chegarem no local indicado, próximo a uma plantação de mandioca, os militares constataram que a vítima estava em óbito e isolaram  a área até a chegada da Polícia Civil, Instituto Geral de Perícia – IGP e Instituto Médico Legal – IML, que recolheu o corpo.

Próximo ao corpo havia um pedaço de corda, a roupa usada pela vítima e uma aliança com o nome de uma mulher. Os policiais constataram que a vítima foi arrastada até o local onde foi encontrada, vindo a falecer ali, próximo à plantação de mandioca. A vítima estava com o rosto bastante machucado e é provável que tenha sido espancada antes de ser assassinada.

A vítima é o taxista Vagner Mendes Júnior, de 30 anos, que trabalhava no Táxi Carrara, em um dos pontos próximo à rodoviária municipal. Ele estava em um Fiat Siena, de cor branca, com a inscrição Táxi Carrara, em amarelo, na lateral do veículo, que foi roubado. A Polícia Militar realizou rondas com o intuito de capturar os criminosos, porém não obteve êxito, o veículo também não foi localizado.

Reconhecimento e investigações

No início da madrugada deste domingo (21), a família de Vagner foi até a Central de Polícia de Araranguá para registrar um Boletim de Ocorrência e foi informada do homicídio. Os familiares se deslocaram para o IML e identificaram o corpo da vítima. A investigação passa a ser feita pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Araranguá, sobe o comando do delegado Jorge Giraldi.

Na manhã deste domingo, a reportagem conversou o delegado, que informou estar trabalhando na hipótese de crime de latrocínio. “Até porque levaram o carro da vítima e até agora não foi localizado, eu solicitei aos meus policias que se encontrarem o carro, isolem o local e me liguem imediatamente. Quero detalhes do crime, estou trabalhando com a hipótese de latrocínio, mas não descarto execução”, revelou Giraldi.

Segundo Giraldi, o último contato da vítima com um colega de trabalho foi através de uma ligação, onde informou estar saindo de Balneário Arroio do Silva, indo para Araranguá e dizendo que logo iria para casa.

A vítima estava com a região da cabeça bastante machucada e com um afundamento de crânio, Giraldi acredita, que apesar do corte no pescoço, o taxista tenha morrido de traumatismo craniano. “O que me chama atenção é a crueldade com que estes crimes estão sendo executados, hoje em dia não precisa mais de arma para matar, qualquer objeto mata, um canivete, um pedaço de pau, estão matando a paulada, queimando corpo”, avaliou o delegado.

A autoridade policial prometeu o máximo empenho para a solução do crime. “É um crime que choca, contra um trabalhador, o homem estava trabalhando, foi morto, teve seu carro roubado, nós vamos nos dedicar ao máximo para solucionar este crime. Não prometo milagre, mas prometo empenho, agora que a Operação Veraneio está terminando, meus policiais retornam e tenho mais gente para trabalhar”, analisou Giraldi.

O delegado também trabalha com a hipótese deste crime estar relacionado com o roubo a um taxista ocorrido na noite do último dia 15. Na ocasião, um taxista foi acionado por três homens para uma corrida até a Pizzaria Help, no bairro Mato Alto, a vítima continuou até a frente da Alliance One, no bairro Operária, a pedido do trio. Ao chegar no local onde deveria deixar os homens, o taxista foi rendido com duas facas pelos assaltantes, que colocaram uma faca no pescoço e outra na cintura da vítima e anunciaram o roubo, tomando o veículo da vítima, um Fiat/Siena, um valor em dinheiro e levando o motorista do táxi como refém. O taxista foi largado próximo a comunidade de Itoupava e o veículo foi abandonado pelos criminosos no bairro Jardim Cibele, sendo encontrado por populares na manhã seguinte, dia 16. “A situação da semana passada está sendo investigada e pode ter relação com este crime sim. Já estamos analisando algumas imagens e investigando ambos os crimes”, contou Giraldi.

Carro encontrado

Por volta das 13 horas deste domingo, o veículo do taxista foi encontrado totalmente queimado em uma rua lateral ao cemitério Jardim da Paz, no bairro Nova Divinéia, onde o corpo estava sendo velado por colegas, amigos e familiares.

Colegas do taxista estavam no local e informaram para a reportagem do Correio do Sul que Vagner trabalhava desde o período da manhã e com ele estava o dinheiro das corridas do dia, o que pode ter sido a motivação do crime.

O delegado Jorge Giraldi também esteve no local onde o carro foi encontrado e novamente falou com a reportagem. “É um crime bárbaro, que choca a população, aparentemente a vítima não tinha inimigos que pudéssemos buscar indícios de uma prática diferenciada do latrocínio. Como levaram o carro da vítima e trouxeram até este local, que é aqui ao lado do cemitério novo, presumisse que realmente eles queriam furtar o carro ou até algum pertence da vítima que estivesse nesse carro. A hipótese inicial é latrocínio, mas não descartamos, pela forma de agir, que possa ter ocorrido crime de execução por alguma desavença que agora nós vamos investigar. Inicialmente vejo alguma semelhança com o crime que aconteceu com aquele taxista na semana passada, acredito piamente que sejam marginais da nossa região, que estejam atuando na cidade de Araranguá”, afirmou Girladi.

Próximo ao local, a lado do cemitério Jardim da Paz, também existe uma empresa e um motel, as câmera de vigilância destes locais serão solicitadas pela Polícia Civil para auxiliar na investigação. Pelas marcas deixadas em uma árvore ao lado do carro queimado a polícia verificou que as chamas atingiram uma altura considerável. “O que me causa estranheza é que esse carro queimou durante um bom tempo e ninguém avisou a polícia que havia um carro incendiado, apesar de ser um local isolado, as chamas atingiram uma certa altura e esse carro só foi localizado agora no início da tarde”, ponderou o delegado.

Com informações do Grupo Correio do Sul

[soliloquy id=”169362″]