Política

TCE aprova contas de Hélio Bunn e ex-prefeito pode concorrer a vereador pelo PMDB em Lauro Müller

Foto: Arquivo/Sul In Foco

Foto: Arquivo/Sul In Foco

Após reapreciação, o Tribunal de Contas de Santa Catarina – TCE aprovou as contas da Prefeitura Municipal de Lauro Müller, referentes ao ano de 2012, na gestão do ex-prefeito Hélio Bunn (PMDB), na tarde dessa segunda-feira (4). Segundo o político, a decisão foi unanime. Em dezembro de 2013, as contas haviam sido rejeitadas.

“Participamos da sessão em Florianópolis, estávamos presentes na votação. Entre muitas idas e vindas, apresentamos argumentos e defesa oral. Com isso, o TCE entendeu que nossos argumentos estavam certos e aprovaram desta vez. Já havia sido votado e nós entramos com um recurso de revisão, que foi aceito e agora foi votado e aprovado. Todos os setes conselheiros com direito a votos estavam presentes e votaram favoráveis”.

O ex-prefeito explica o que havia motivado a rejeição anteriormente. “Apareceu uma restrição com o déficit orçamentário de R$ 2 milhões. Nós não concordamos com isso e fomos a fundo para verificar do que se tratava. Constatamos que dívida a longo prazo havia sido fechada como a curto prazo. Por exemplo, nós tínhamos o FGTS e o INSS de dezembro, que a presidente Dilma fez um decreto, uma medida provisória, autorizando parcelamento em 240 meses. Isso não pode ser curto prazo. Todos os parcelamentos de 2012 foram fechados a curto prazo, por isso, deu este déficit orçamentário. Levamos documentos e provamos que estávamos certos”, explicou.

Após a aprovação no TCE, as contas irão para aprovação na Câmara de Vereadores de Lauro Müller. Quanto a isso, Hélio Bunn se diz tranquilo. "Eu acredito que, como veio aprovado do Tribunal de Contas, que é um órgão técnico, orientador, acredito que não será problema na Câmara de Vereadores de Lauro Müller", afirmou.

Possibilidade de disputa no legislativo.

Questionado se irá concorrer às eleições após esta mudança favorável, o ex-prefeito afirmou que qualquer decisão será estudada com os demais integrantes do PMDB de Lauro Müller. “Foi decidido em uma pré-convenção no último ano que o candidato a prefeito do PMDB é o Nestor Sprícigo, que tem apoio da militância do partido. Eu pertenço ao partido e nunca tive impedido de concorrer a nenhuma eleição. Vamos aguardar para ver o que irá acontecer na política de Lauro Müller. Se eu disser que não tenho interesse para concorrer ao cargo de vereador, estarei mentindo. Mas temos que analisar porque não podemos querer isso e atropelar as coisas, prejudicar um ou outro companheiro. Precisamos ver bem os prós e contras. Sou filiado ao partido e, tendo condições de disputar, vamos estudar com todos do partido”, finalizou Bunn.