Geral

Teatro na praça alerta para casos de violência sexual infantojuvenil

Campanha da Prefeitura de Criciúma busca incentivar e desmistificar a realização de denúncias

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Campanha de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil, realizada pela Prefeitura de Criciúma, via Secretaria de Assistência Social, será levada à Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade, nesta sexta-feira (25) e sábado (26).  O projeto – em forma de teatro – intitulado “Roda de Conversa”, abordará o tema “As Duas Princesas”, visando explorar o assunto de forma  espontânea e descontraída com crianças e adolescentes. O objetivo da ação é conscientizar e incentivar a denúncia de casos no município. Na sexta-feira serão duas apresentações, às 10h e às 14h30min, já no sábado a apresentação é única, também às 10h. 

O projeto é de responsabilidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), iniciou no dia 15 de setembro e, desde então, escolas de Criciúma estão recebendo a peça teatral. De acordo com a coordenadora municipal do Creas, Quézia de Costa Albertini Maurício, usar a linguagem deste público para tratar de um tema tão complexo é essencial para a detecção de novos casos.

“O teatro irá ensinar de maneira lúdica que eles nascem príncipes e princesas. Que a violência sofrida agride o psicológico e o emocional, alterando a autoimagem positiva, levando-os a pensar negativamente a seu próprio respeito. Fazendo, desta forma, que sintam uma tristeza profunda e baixa autoestima. Mas, com o amparo da rede de proteção, podem voltar a criar uma imagem positiva a seu respeito”, explica a coordenadora.

“É de extrema importância para nossas crianças e adolescentes estarem cientes sobre seus direitos, esta é a principal arma no combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil. O número de casos em Criciúma é alarmante, apenas em agosto 153 ocorrências foram registradas”, comenta Quézia.

Além da peça teatral, na sexta-feira também serão distribuídos pipoca e algodão doce e as crianças poderão aproveitar os brinquedos infláveis na praça. Para os adultos, a equipe do Creas fará um trabalho de panfletagem e conscientização sobre o tema. O sábado contará com todas essas atividades e apresentações de músicas infantis executadas ao vivo por uma cantora e a participação da orquestra da Abadeus. 

Para efetuar uma denúncia de abuso e exploração contra crianças e adolescentes não é necessário se identificar e o registro é feito em âmbito nacional, através do Disque 100.          

Colaboração: Janaína Teixeira / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma