Segurança

Tentativa de fuga é frustrada no Presídio Regional de Araranguá

Foto: Divulgação / Grupo Correio do Sul

Foto: Divulgação / Grupo Correio do Sul

Na noite desta quarta-feira (13), agentes do Presídio Regional de Araranguá – PRA conseguiram frustrar uma tentativa de fuga enquanto faziam as revistas das celas no final do dia. Segundo o diretor do PRA, Adércio Velter, a tentativa aconteceu em uma das celas do regime fechado. “No período do início da noite desta quarta-feira, os agentes penitenciários ao fazerem a revista interna, ou seja, a inspeção de todas as paredes, grades, dos pertences do interno, a chamada nominal, que é regra aqui da unidade, identificaram que havia pedaços de concreto e entenderam como algo estranho”, contou Adércio.

O diretor do PRA foi chamado pelos agentes, que compareceu na unidade com o chefe de segurança. Na cela estavam alojados cinco internos que foram retirados, uma revista mais minuciosa foi feita e um início de escavação foi encontrado no concreto dentro da cela. “Eles utilizaram um eixo de ventilador como ponteiro para ficar escavando o concreto, havia próximo uma garrafa com água que possivelmente era utilizada para molhar este concreto, para que ele não levantasse tanta poeira e não desse sinal de que estava sendo escavado. A medida que eles chegavam em alguma barra de ferro da estrutura física, eles tinham um cabo de uma escova de dente, com uma lâmina de barbear amarrada na ponta, como se fosse uma serra e iam cortando os ferros, como intuito de chegar a parte externa e tentar esta fuga”, revelou Adércio.

O detento Lucas do Nascimento, de 20 anos, condenado há 9 anos e 8 meses por tráfico de drogas e preso na região de Sombrio, no dia 1º de julho de 2015, assumiu a autoria da tentativa de fuga. Para os agentes, o interno disse que tem uma namorada de 15 anos fora do presídio e que fugiria para ver ela. “O detento Lucas acabou assumindo a autoria da tentativa de fuga e dizendo que estava há poucos dias fazendo, inclusive tecendo um elogio para os agentes penitenciários, dizendo que se não fosse a forma, o trabalho diário dos agentes, eles não teriam percebido e possivelmente ele conseguiria a fuga”, contou o diretor do PRA.

Lucas ingressou no PRA em julho de 2015, sua condenação saiu no dia 8 deste mês e ele ainda não foi intimado oficialmente, porém Adércio não descarta que algum familiar ou o advogado tenha lhe contado da condenação e esta tenha sido a motivação da tentativa de fuga.

O detento irá passar dez dias em isolamento, de acordo com a Lei de Execução Penal, um Incidente Disciplinar será instaurado, onde será garantido a Lucas a ampla defesa e o contraditório e após a conclusão, o Incidente Disciplinar será encaminhado para o Judiciário. Caberá ao Judiciário decidir se o detento ficará por até mais 20 dias em isolamento.

Esta é a segunda tentativa de fuga registrada no PRA desde que Adércio assumiu a gestão da unidade, em 1 ano e 3 meses. A primeira aconteceu em abril de 2015 e foi igualmente frustrada por agentes penitenciários, que ouviram barulhos do tipo riscar “paredes ou pisos” da cela, também no regime fechado. Na época, sete detentos tentaram fugir da unidade prisional cavando um buraco no piso e igualmente tiveram suas intenções frustradas.

Com informações do site Grupo Correio do Sul