Segurança

Tentativa de golpe em servidores aposentados do Estado e pensionistas reforça alerta

Foto: MDHC/Divulgação/ND

O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) emitiu um comunicado para alertar os beneficiários sobre uma tentativa de golpe que chegou ao conhecimento do órgão. De acordo com a nota, golpistas estão utilizando o nome do Iprev e do seu corpo jurídico, na tentativa de enganar os aposentados e pensionistas.

O modus operandi desses golpistas consiste em entrar em contato por Whatsapp ou ligação telefônica com servidores aposentados e pensionistas, alegando orientá-los sobre uma suposta Ação Judicial Coletiva movida contra o Estado, referente às perdas salariais ocorridas durante o período da URV de 1993 a 1997. De acordo com a falsa informação, cada aposentado receberia um valor expressivo de aproximadamente 50 salários mínimos. Mas para receber esse suposto valor, teriam que pagar pelos honorários advocatícios.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Os golpistas estabelecem contato, apresentando-se com o nome de “Caroline Queiroz, Setor Jurídico do IPREV”, utilizando-se do logotipo do Instituto de Previdência com o intuito de dar credibilidade à farsa.

O IPREV enfatiza que esta informação é completamente inverídica: não há quaisquer precatórios ou valores pendentes relacionados a alguma ação coletiva.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Diante disso, o IPREV reforça a importância dos aposentados e pensionistas se manterem vigilantes e cautelosos ao receberem qualquer tipo de contato suspeito ou promessas vantajosas. Caso tenham dúvidas ou desconfiem de alguma abordagem, o órgão pede para que se entre em contato pelo canal de atendimento oficial do IPREV por meio da Central de Atendimento no número (48) 3665-4600 (este número também é de Whatsapp) no horário das 13h às 18h.

Notícias Relacionadas

Servidores aposentados e pensionistas do Estado são alertados sobre novo golpe

Menina atropelada em Lauro Müller visita equipe do SAER/SAMU que salvou sua vida

Yasmim, de 7 anos, sofreu traumatismo craniano grave após ser lançada por um carro; seis meses após o acidente, totalmente recuperada, reencontrou os socorristas.

Crianças aprendem sobre inclusão e sustentabilidade com o projeto Coopercocal nas Escolas

As visitas de 2025 começaram na semana passada e seguem até esta sexta-feira (14)

História e cultura: Criciúma lança álbum de figurinhas para celebrar o centenário da cidade

Objetivo é gerar conhecimento, orgulho e pertencimento entre os estudantes de todas as escolas de Criciúma