Geral

Terceiro foco do mosquito da dengue é encontrado em Tubarão em menos de 15 dias

Em Santa Catarina, aproximadamente 320 focos da doença já foram registrados este ano

A Fundação Municipal de Saúde, através do Programa de Combate às Endemias, divulgou nessa sexta-feira (1) que foi encontrado mais um foco do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti em Tubarão. É o terceiro em menos de quinze dias.

Desta vez, o foco continha 12 larvas do mosquito, e foi encontrado no bairro Revoredo, próximo ao CECONTU.

Segundo o coordenador do Programa de Combate às Endemias, Hélio de Oliveira Júnior, a população precisa fazer sua parte no combate à doença: “A situação, com este terceiro foco encontrado em tão pouco tempo, começa a preocupar”, afirmou.

Em Santa Catarina, aproximadamente 320 focos da doença já foram registrados este ano. O município de Chapecó, com 66 focos, lidera esta estatística.

A melhor maneira de se evitar uma infestação de mosquitos transmissores da doença é a prevenção, que é feita, principalmente, com a destruição de qualquer possibilidade de acúmulo de água, seja ele através de um pneu, uma garrafa, vasos de plantas, bacias, entre outros. Manter fechadas também caixas d’água, cisternas, poços, tambores e qualquer outro tipo de recipiente que possa manter água parada é primordial.

Sintomas – Os sintomas da dengue clássica são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; Dora atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dores no corpo; e dores nos ossos e articulações.

Ao se verificar a presença de quaisquer destes sintomas, o médico deve ser procurado.