Geral

Termina greve dos bancários do Banrisul

Assembleia que definiu o fim da greve aconteceu nesta manhã

Foto: Maristela Benedet

Foto: Maristela Benedet

A greve dos trabalhadores do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A (Banrisul) em Criciúma chegou ao fim na manhã desta quarta-feira. Após quatro dias de paralisação, eles aceitaram as proposta do banco em assembleia realizada hoje pela manhã no Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região e voltaram às atividades.

Em todas as cidades catarinenses  a greve também foi finalizada, assim como no Rio grande do Sul; apenas Porto Alegre mantém o protesto. Entre os avanços está a retomada da Comissão Paritária sobre Plano de Carreira, a melhoria da PLR Banrisul com 1,8% do lucro liquido extensão da PLR e 13ª Cesta Alimentação aos trabalhadores afastados por doença ou acidente do trabalho e a mudança nos critérios de compensação dos dias de greve entre outros.

A reunião entre representantes dos sindicatos e direção do banco para apresentação da nova proposta foi realizada dia 29 e mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Porto Alegre (RS). Conforme o diretor do sindicato de Criciúma, Edegar Generoso, embora não tenha avançado no Plano de Cargos e Salários, os funcionários do banco deram um voto de confiança a instituição que se comprometeu a continuar a negociação num grupo paritário.

São 25 bancários na agência de Criciúma, única dos nove municípios de base do sindicato.

Colaboração: Maristela Benedet