Geral

Termina nesta segunda prazo para agendar perícia no INSS

Foram convocados pelo INSS 178,9 mil beneficiários do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez que estão há mais de 2 anos sem fazer reavaliação.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Termina nesta segunda-feira (13) o prazo para agendamento de perícia médica para 178,9 mil beneficiários do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A perícia deve ser marcada pela Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135. Quem não fizer o agendamento terá o pagamento do benefício bloqueado até que regularieze a situação.

Dos convocados, 168.523 são beneficiários da aposentadoria por invalidez e 10.412, do auxílio-doença. Segundo o INSS, eles estão há mais de dois anos sem passar por perícia médica.

Pente-fino

O governo começou em agosto de 2016 o pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS ao cidadão incapacitado de trabalhar. O exame atesta se o segurando continua sem condições de retornas às atividades.

O INSS envia uma carta para cada pessoa que precisa passar pela perícia. Caso a consulta não seja agendada, o pagamento fica suspenso até o convocado regularizar sua situação. A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para marcar o exame e, se não procurar o INSS dentro desse prazo, o benefício é cancelado.

Com informações do G1SC

Notícias Relacionadas

Levantamento mostra que 45% dos beneficiários do PIS/PASEP vão usar dinheiro extra para pagar dívidas em atraso

Para SPC Brasil, medida é importante para que o cidadão consiga sanar pendências e recuperar crédito no mercado. Cerca de14% dos brasileiros ainda não sabem se têm direito ao benefício

Apenas segurados agendados serão atendidos nas agências do INSS

A reabertura das agências está prevista para a próxima segunda-feira

Governo cancela 83% dos auxílios-doença que passaram por pente-fino do INSS em SC

Seguro facultativo garante benefícios do INSS a quem não tem emprego

Donas de casa e estudantes estão entre os que podem contribuir