Economia

Terminal Intermodal Sul recebe primeira carga

Enquanto empreendimento em Içara não fica pronto, trens provenientes do Porto de Imbituba chegam ao terminal até então desativado do bairro Renascer, em Criciúma

Foto: Samira Pereira

Foto: Samira Pereira

Antes de ser visto, mesmo que à distância, nos trilhos do bairro Renascer, a buzina anunciava a chegada do trem. Nos vagões, contêineres repletos de produtos cerâmicos, próprios para exportação, provenientes do Porto de Imbituba. Aguardando, ansiosos, estavam os representantes do Terminal Intermodal Sul (TIS), projeto que deve ser iniciado em janeiro do ano que vem, no município de Içara. Mesmo que as obras ainda não tenham começado, o empreendimento, que movimentará e desenvolverá toda a região, recebeu a primeira carga nesta manhã. Para iniciar os trabalhos, o terminal da localidade que estava desativado desde 2010 foi utilizado.

A expectativa, de acordo com Marcelo Christyano, coordenador do consórcio proprietário do TIS, é de que a partir de agora a chegada de cargas ao local seja semanal. “Este terminal tem a capacidade para 300 contêineres e inicialmente devemos trabalhar com a movimentação de 280 por mês. Caso o espaço se torne pequeno, enquanto o TIS não fica pronto, iremos ampliá-lo. Essa urgência em iniciar os trabalhos mostra que já existe demanda e que nossa região tem um potencial muito grande neste seguimento”, explica.

O primeiro trem do Intermodal Sul trouxe seis contêineres e empolgou empresários, colaboradores e pessoas que estão envolvidas no projeto. “Está sendo uma novidade para todo mundo. Quando saiu do Porto de Imbituba teve comemoração, já que as cargas de lá eram transportadas somente de caminhão, nunca de trem”, diz. “Além da movimentação econômica, o TIS será um marco para a Região Sul de Santa Catarina pois representará um grande desenvolvimento em curto espaço de tempo”, completa Christyano.

Mais de 140 empregos diretos serão gerados

O custo de logística no transporte para as empresas do Sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul reduzirá em cerca de 30% com a operação feita através do Terminal, que se localizará no município de Içara. A expectativa é de que a construção inicie em janeiro do ano que vem, após a análise do solo e terraplanagem. Quando a primeira etapa estiver construída, o Terminal já viabilizará a movimentação de quatro mil contêineres mensais. Até o fim da obra, este número aumentará para aproximadamente 14 mil.

De acordo com Marcelo Christyano, a previsão é de que em quatro anos tudo esteja pronto. “Somente o TIS gerará mais de 140 empregos diretos, e outras centenas de indiretos. O projeto será custeado pelo consórcio formado pela OpenMarket, Ferrovia Tereza Cristina e Grupo Jaime Zanatta”, explana. No total, somente de área construída, entre edificações e pavimentações, serão utilizados 200 mil metros quadrados de área, o que corresponde a 20 hectares.

Após a conclusão, o Terminal Intermodal Sul será o maior arrecadador de impostos da região. Além disso, coloca Chrystiano, cada contêiner trazido de trem no trajeto do porto ao TIS é um caminhão a menos na BR-101, desafogando o trânsito e diminuindo a poluição causada pelos veículos automotivos. “Este projeto envolve uma série de pontas, e vamos amarrar uma a uma para que tudo saia perfeitamente bem. Estamos negociando com o porto, com os armadores e com os diversos setores envolvidos. O esforço é grande, mas em pouco tempo a transformação que veremos em nossa região será uma das grandes recompensas”, finaliza.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação