Geral

Termômetro dispara e SC tem ‘reviravolta climática’ com chuvas, temporais e rajadas de vento

Conforme a Defesa Civil, o calor e a umidade proveniente da região Amazônica, somado a uma frente fria, devem trazer as chuvas dos próximos dias ao território catarinense

Foto: Luiz Fernando Dresch/ND

Após dias ensolarados e temperaturas elevadas, a estabilidade meteorológica em Santa Catarina está prestes a ser interrompida por uma reviravolta climática no Estado.

Conforme a Defesa Civil, a terça-feira (21) começou com nevoeiros nas primeiras horas do dia, especialmente nas regiões de planaltos, Meio-Oeste e áreas próximas ao litoral. No entanto, ao longo da manhã, esses nevoeiros darão lugar ao sol predominante em todas as regiões do Estado.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

No entanto, a tarde reserva surpresas, principalmente para o Oeste catarinense. Devido ao fluxo de calor e umidade proveniente da região Amazônica, há a possibilidade de formação de pancadas de chuva e temporais isolados durante a tarde e à noite.

As temperaturas mínimas variarão entre 10°C e 16°C nos planaltos, 16°C a 20°C no Grande Oeste e entre 14°C e 20°C no restante do Estado.

As máximas oscilarão entre 26°C e 31°C em algumas regiões e atingirão entre 31°C e 34°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. Os ventos, por sua vez, estarão predominantes de Norte/Nordeste no Litoral e Norte/Noroeste no interior do Estado, com rajadas entre 35 e 45 km/h.

Frente fria na quarta

Já na quarta-feira (22), uma frente fria proveniente do Rio Grande do Sul avança sobre Santa Catarina, acompanhada por um sistema de baixa pressão.

Essa combinação favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões do Estado.

Os eventos meteorológicos, que podem incluir chuvas intensas, descargas elétricas, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo, têm risco moderado a alto.

Os ventos variarão de noroeste a nordeste, com rajadas entre 50 e 60 km/h em áreas do Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e pontos da Grande Florianópolis. As temperaturas máximas durante a tarde ficarão entre 29°C e 33°C no litoral, Baixo e Médio Vale, e de 25°C a 29°C nas demais regiões.

Instabilidade e chuva

A quinta-feira (23) manterá a instabilidade devido à influência da frente fria e do sistema de baixa pressão atmosférica. Pancadas de chuva intensas e temporais isolados serão mais predominantes do Centro para o Norte do Estado.

O risco persiste, sendo moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais. No entanto, a partir da noite, o ar mais seco começará a retornar, indicando uma gradual melhoria nas condições climáticas para as regiões próximas à divisa com o RS.

As temperaturas variarão entre 15°C e 18°C durante o amanhecer na Serra, e de 19°C a 23°C nas demais regiões.

À tarde, as oscilações ficarão entre 23°C e 25°C no Oeste e Litoral Sul, e 26°C a 30°C nas demais áreas. Os ventos do quadrante Sul se intensificarão ao longo do dia no Litoral, incluindo Florianópolis, com rajadas entre 50 e 70 km/h.

Alerta para quarta e quinta

A Defesa civil emitiu um alerta para temporais e chuva intensa e volumosa no Estado, entre quarta e quinta-feira, em especial nas regiões do Grande Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí.

Os maiores acumulados da chuva estão previstos para o Grande Oeste, com valores entre 70 e 130 mm. Nas demais regiões, são esperados volumes entre 40 e 80 mm. Entretanto, a principal característica deste evento é que a chuva deve ocorrer de forma mal distribuída, irregular e intensa em um curto período de tempo.

O risco é alto nas áreas em amarelo e moderado nas áreas em verde, para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, e às chuvas volumosas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

No resto da semana em Santa Catarina

Na sexta-feira (24), o sistema de baixa pressão continuará provocando chuvas no Grande Oeste e do Centro ao Norte de SC, próximas às áreas de divisa com o Paraná. Entretanto, nas demais regiões, o tempo permanecerá firme.

No sábado (25), a instabilidade persistirá no Paraná e em áreas de Santa Catarina que fazem divisa com esse Estado, abrangendo trechos do Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.