Esporte

Tigre vacila, leva a virada e sai atrás na semifinal do Estadual

Após um “apagão” no começo da segunda etapa, Criciúma perde por 2 a 1 para o Barra e precisará vencer, no domingo, no Majestoso para chegar à final do Campeonato Catarinense

Foto: Divulgação

Dez minutos de vacilo bastaram para que o Criciúma se complicasse e perdesse a primeira partida nas semifinais do Campeonato Catarinense. Após abrir o placar, no primeiro tempo, com Claudinho, o time treinado por Cláudio Tencati sofreu um “apagão” no começo da etapa final e permitiu o empate e a virada do Barra. Marcelinho e Wesley Matos marcaram os gols do Pescador e determinaram o 2 a 1 no placar do Gigantão das Avenidas, em Itajaí. Renato Kayzer chegou a empatar, mas o VAR revisou o lance e marcou impedimento, após traçar as linhas. Agora, o Tigre precisará vencer, no domingo, a partir das 16 horas, para chegar à final do Estadual. O adversário tem a vantagem do empate.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Os dois times começaram a partida com estratégias parecidas: marcação alta na defesa do adversário e em busca do ataque. Aos quatro minutos, após boa jogada, Higor Meritão tentou finalizar, mas a zaga do Pescador evitou que a bola chegasse ao gol de Ewerton. Aos seis minutos, o Tigre errou a saída de bola, Muriel avançou pela direita e cruzou, mas Gustavo pegou bem. Falha carvoeira que proporcionou a chegada do Barra. Dois minutos mais tarde, Higor Meritão cruzou da esquerda, Renato Kayzer cabeceou, mas a bola saiu sem perigo. Aos 10 minutos, Matheus Carvalho observou Gustavo adiantado e finalizou da intermediária, mas a bola saiu. Quase que o meia do Barra surpreendeu o camisa 1 carvoeiro. Porém, aos 13 minutos, Marcelo Hermes fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Claudinho, no meio da grande área, finalizar, de primeira, e marcar um belo gol: 1 a 0 para o Criciúma.

Aos 16 minutos, quase o Tigre ampliou. Boa troca de passes, até Claudinho entrar na área, pela esquerda, e cruzar para Fellipe Mateus, que bateu para o gol, mas a bola caprichosamente saiu pela linha de fundo. Grande lance do Criciúma. No minuto seguinte, Renato Kayzer disputou a bola com a defesa, Claudinho pegou a sobra e bateu forte, mas a bola saiu perto da trave. Pressão do Criciúma em busca do segundo gol. O Criciúma seguia melhor no jogo: aos 25 minutos, Higor Meritão finalizou no canto superior do goleiro, mas Ewerton fez uma grande defesa e evitou o segundo gol carvoeiro.

Aos 33 minutos, Fellipe Mateus perdeu a bola, Roldan avançou, mas Rodrigo corrigiu o lance. Falha do Tigre, mas logo consertada pelo zagueiro. Aos 42 minutos, Natan fez boa jogada na intermediária e bateu para o gol, mas a bola pegou na zaga e saiu. Escanteio. Após a cobrança, a zaga afastou. A partida perdeu um pouco de velocidade e qualidade, no final da primeira etapa, mas o Criciúma fechou melhor os 45 minutos iniciais da partida. “Muito importante sair na frente, em um jogo tão difícil, agora é manter o resultado, se possível ampliar, e ver como vai ser o segundo tempo”, comenta Claudinho, no intervalo.

Time volta “dormindo” para o segundo tempo

Antes do primeiro minuto da etapa final, Rodrigo furou, após lançamento, e Tobias Figueiredo derrubou Alex Henrique. Pênalti. O VAR revisou o lance e penal foi confirmado. Marcelinho cobrou e deixou tudo igual: 1 a 1 aos três minutos do segundo tempo. O Tigre voltou lento na etapa final e tomou o segundo gol aos nove minutos: Muriel cruzou e Wesley Matos colocou para a rede: 2 a 1 para o Barra. No minuto seguinte, Emerson Junior recebeu na área, que finalizou e a bola saiu. Entretanto , o Tigre teve forças para responder. Aos 13 minutos, Marcelo Hermes cruzou e Renato Kayzer completou para a rede: 2 a 2. O VAR conferiu o lance e, após três minutos, anulou o gol carvoeiro, em função de impedimento demonstrado nas linhas traçadas pelo vídeo.

Aos 18 minutos, Marcelo Hermes cruzou da esquerda e Felipe Vizeu desviou de cabeça para grande defesa de Ewerton. Aos 24 minutos da etapa final, o técnico Cláudio Tencati colocou Éder e Barreto em campo – mexendo no meio para frente. Ele sacou Jonathan e Eliedson e recuou Claudinho para a lateral. Aos 26 minutos, Fellipe Mateus fez grande jogada pela direita e cruzou para Éder, que finalizou em cima da zaga. Na cobrança de escanteio, Rodrigo desviou, na primeira trave, e Ewerton impediu o empate carvoeiro com uma grande defesa.

Aos 35 minutos, Higor Meritão finalizou bem, da entrada da grande área, mas a bola bateu na zaga do Barra. O Criciúma tentou fazer uma pressão final, mas não teve força para chegar à igualdade. Aos 46 minutos, Barreto bateu com força, de fora da área, e a bola explodiu no travessão e saiu. Na última bola, o goleiro Ewerton falhou e Eduardo Melo finalizou, mas Wesley Matos salvou em cima da linha. No final: Barra 2 a 1 e o Tricolor Carvoeiro na pressão para vencer em casa no domingo.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Campeonato Catarinense – Semifinais – Jogo de Ida

Quinta-feira (21/03) – 20h30 – estádio Dr. Hercílio Luz, o Gigantão das Avenidas, em Itajaí

BARRA

Ewerton; Muriel (Júlio César), Wesley Matos, Gabriel Jesus e DG; Natan, Roldan e Emerson Junior (Guedes); Matheus Carvalho (Álvaro), Alex Henrique (Adilson Bahia) e Marcelinho (Lanzarini). Técnico: Eduardo Souza

CRICIÚMA

Gustavo; Jonathan (Barreto), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Eliedson (Éder), Higor Meritão (Barcia), Claudinho e Fellipe Mateus; Renato Kayzer (João Carlos) e Felipe Vizeu (Eduardo Melo). Técnico: Cláudio Tencati

Arbitragem: Rafael Traci; Auxiliares: Henrique Neu Ribeiro e Eder Alexandre. VAR: Heber Roberto Lopes. AVAR: Alex dos Santos e Fernando Henrique de Medeiros Miranda. Observador do VAR: Vayran da Silva Rosa.

GOLS: Claudinho (13/1T) (C); Marcelinho (3/2T) e Wesley Matos (9/2T) (B)

Cartões Amarelos: Tobias Figueiredo e Gustavo (C); Adilson Bahia e Natan (B)

Cartões Vermelhos: Não houve

Público: 2.061

Renda: Não divulgada

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Tigre se reapresenta para treino depois de derrota no final de semana

O Tigre enfrenta o Sport no próximo sábado, 9, às 20h45, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Os carvoeiros seguem com 44 pontos no G4 da Série B

Quarta rodada do Catarinense 2023 é encerrada com Hercílio Luz na vice-liderança e Criciúma na 5ª colocação

Tigre é campeão da Copa SC Sub-21

O Criciúma conquistou tudo no estado de Santa Catarina em 2023. Após ser campeão Catarinense no futebol profissional e com as categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15, o Tigre levantou também a taça da Copa Santa Catarina Sub-21

Morre Soares, aos 54 anos, campeão da Copa do Brasil pelo Tigre