Esporte

Tite explica motivos da convocação ‘contestada’ de Daniel Alves

Nome de Daniel Alves foi um dos assuntos mais comentadas na web após a convocação do técnico Tite nesta segunda-feira (7)

Foto: Lucas Figueiredo

O nome do lateral Daniel Alves, de 39 anos, foi a principal surpresa na lista de Tite dos 26 convocados para a Copa do Mundo de 2022. O jogador não vinha atuando pelo Pumas, do México, e estava mantendo a forma física nas dependências do Barcelona, mas na web a convocação não foi bem aceita. Em sua grande maioria, os internautas reclamaram da convocação do jogador que não estaria “jogando bem” nas últimas temporadas.

A comissão técnica da Seleção Brasileira explicou que, em setembro, realizou uma avaliação com o jogador, na qual foi constatado que ele apresentava baixos níveis de potência e força e por isso, naquele momento, não foi convocado, no entanto, Dani prometeu que iria melhorar estes números para estar bem fisicamente nas vésperas do Mundial.

Daniel Alves está treinando na equipe B do Barcelona desde o dia 12 de outubro e, segundo a própria comissão técnica do Brasil, apresentou melhoras nestes números.

Outro motivo para a convocação foi dado pelo próprio Tite e pela maneira como ele utiliza o lateral na Seleção Brasileira. Pelo fato de já ter pontas, onde estes tem a função de atuarem abertos e irem ao fundo, os laterais no modelo de jogo do técnico brasileiro atuam mais na base da jogada, por dentro, como articuladores.

“A qualidade técnica individual que o Dani tem neste quesito é impressionante, ele é um articulador, um organizador. Essa será a função dele, como lateral na base da jogada”, explica Tite.