Esporte

Título da Copa do Mundo do Catar vai ficar na América do Sul, diz Inteligência Artificial

Cientistas da Áustria utilizaram Inteligência Artificial e fizeram centenas de simulações para ver quem leva a Copa do Mundo do Catar

Foto: Fifa/Divulgação

Cientistas de Insbruck, na Áustria, usaram Inteligência Artificial para prever quem levará o título mundial da Copa do Mundo do Catar. Pela lógica, o campeão será um país sul-americano, de acordo com o resultado do teste. Aliás, a disputa será bem caseira, vale citar.

A boa notícia é que a Seleção Brasileira está à frente dessa expectativa, com 15% de chances. Mas a rival Argentina aparece a seguir, com 11,2% de probabilidade. Só então aparecem países europeus, como Holanda (9,7%), Alemanha (9.2%), França (9,1%) e Espanha (7,5%). Uma final entre Brasil e Argentina, assim, não está descartada.

O autor do estudo é o cientista Achim Zeilleis, da Universidade de Insbruck, que explicou o método utilizado pela IA.

“Resolvemos pela abordagem de aprendizado automático, que utilizamos com êxito em outros torneios. Fizemos assim os prognósticos com as probabilidades para a Copa do Mundo do Catar, disse.

O estudo foi minucioso, com simulações de partidas repetidamente – cerca de 100 vezes por jogo -, de acordo com a tabela e as regras da Fifa. Mas Achim ressalta que se trata de “probabilidade, não de certezas”. Disse bem, afinal de contas, é futebol.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Palmeiras vence o Flamengo por 2×1 e conquista a Libertadores pelo segundo ano consecutivo

Jogo empatou no tempo normal e foi decidido na prorrogação.

Dentista de Lauro Müller coleciona quase 5 mil escudos de seleções desenhados no paint

Coleção de Christiano Hilbert Brighente, inclui todas as seleções da FIFA, além de outros clubes de futebol. Desenhos já foram entregues aos jogadores Roberto Dinamite e Zico, que colocou um banner no museu de seu Centro de Futebol no Rio de Janeiro

Proprietário do Líder Atacadista é homenageado com título de Cidadão Tubaronense

O título foi entregue para empresários e lideranças políticas. Atualmente, o Líder Atacadista emprega cerca de 150 funcionários em sua loja no bairro Humaitá de Cima.

Prazo para justificar ausência no 2° turno termina nesta quinta-feira

Eleitores que não votaram no segundo turno precisam regularizar a situação, sob pena de impedimento de fazer matrícula em universidades, tirar o passaporte, tomar posse em cargo público e receber o salário, no caso dos servidores.