Geral

“Todos somos chamados a servir e com amor”, exorta Bispo no Lava-Pés

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na noite de quinta-feira santa, 24, a Catedral São José celebrou a Missa da Ceia do Senhor, presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach. Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, “Casa Comum, nossa responsabilidade”, que defende o cuidado com o planeta, foram convidados a representar os 12 apóstolos, catadores de materiais recicláveis da Associação Criciumense de Catadores (ACRICA).

Seguindo o rito da primeira celebração do Tríduo Pascal, Dom Jacinto lavou os pés dos agentes ambientais, rememorando a atitude de Jesus na noite em que instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio, mostrando o mandamento do amor e do serviço. “As pessoas tinham esquecido o grande mandamento do amor, e o amor começa com o lava-pés e não com a ceia”, destacou o bispo, que motivou os presentes a repetirem o gesto no sentido de animar e ajudar as pessoas que necessitam, sendo presença de Deus no meio da sociedade.

O bispo enfatizou o papel da Igreja, que se mantém fiel, há mais de dois mil anos, ministrando os sacramentos instituídos por Jesus, especialmente o perdão dos pecados e a Eucaristia, através do serviço dos sacerdotes. “A Igreja Católica jamais se preocupará com modas e costumes. Ela será fiel a Jesus Cristo, sempre, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida, e Ele sempre será moderno, Ele sempre será a resposta, Ele sempre será a vida para todos que querem a vida”, pontuou o epíscopo.

Dom Jacinto também falou acerca do serviço. “Não é porque é bispo, padre, prefeito, governador ou presidente, diante de Deus, todos somos chamados a servir e com amor onde Deus mandar, com missões ou funções diferentes”.

Ao final de sua reflexão, o bispo exaltou o precioso serviço prestado pelos ministros da Eucaristia, que levam a presença de Jesus até os doentes e idosos que não conseguem mais ir até a igreja. “Quantas pessoas no seu leito de morte já não podem receber mais nenhum alimento e, às vezes, com um pedacinho bem pequeninho recebem, ali, o Corpo de Jesus, para a grande viagem que irão fazer”.

Após a comunhão, foi realizada a transladação do Santíssimo Sacramento pela igreja, até ser depositado no sacrário para adoração eucarística até às 15 horas desta sexta-feira santa.

Colaboração: Bibiana Pignatel