Clima

Tornado com ventos de quase 100 km/h atingiu Campo Alegre, diz Defesa Civil

Cerca de 100 casas e 12 barracões ficaram destelhados, além de mais de uma centena de árvores foram derrubadas pelo vento

Divulgação

Um tornado com ventos de quase 100 km/h atingiu Campo Alegre, no Planalto Norte de Santa Catarina, na tarde do último domingo (29). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (30) pela Defesa Civil do Estado.

Segundo o órgão, o tornado registrado em Campo Alegre foi de categoria F0, a menor dentro da escala Fujita, que vai até F5. O fenômeno causou uma série de estragos e teve duração de aproximadamente cinco minutos, de acordo com a Defesa Civil municipal.

O relatório do órgão teve como base os registros dos estragos causados na cidade, além dos dados de satélite, radar e estações meteorológicas.

As rajadas de vento tiveram intensidade de 54 a 94 km/h, mas não se descarta a possibilidade de terem sido superiores em alguns momentos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, André Carlos Stefanes, houve cerca de 100 casas e 12 barracões destelhados, além de mais de uma centena de árvores derrubadas pelo vento.

Os habitantes de Campo Alegre também tiveram que lidar com a falta de energia elétrica após o tornado. Segundo a Celesc, ainda havia cerca de 150 unidades consumidoras com o fornecimento interrompido na tarde desta segunda-feira.

Até o momento, não houve registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas. No entanto, Stefanes afirma que ainda há moradores em busca de lonas com a Defesa Civil. Quem precisar de ajuda do órgão pode entrar em contato pelo celular (47) 98843-5049.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Tornado de categoria F2 atingiu Timbó com ventos de até 218 km/h, diz Defesa Civil

Informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (6); fotos revelam destruição do fenômeno que atingiu cerca de 80 imóveis na cidade

SC tem calor intenso e risco de temporais com granizo, diz Defesa Civil

Temperaturas podem se aproximar dos 40°C em algumas regiões

Diminuem chances de achar sobreviventes em avião desaparecido na Argentina, diz Defesa Civil

Trabalhos de busca são operados por cerca de 300 pessoas, segundo Defesa Civil no país

Pesquisa inédita de geração de energia tem bons resultados em Santa Catarina

Estudo desenvolvido no Sul do Estado busca tecnologia viável economicamente para realizar a captura de dióxido de carbono em indústrias de geração de energia a base de carvão