Geral

Trabalhadores da Celesc vão parar

Serão mantidos somente os serviços essenciais.

Foto: Sinergia / Divulgação / Notisul

Foto: Sinergia / Divulgação / Notisul

A partir das 6 horas da próxima segunda-feira, os trabalhadores das Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc iniciam a paralisação dos serviços. Serão mantidos somente os chamados serviços essenciais, como por exemplo o atendimento a hospitais e acidentes que envolvam postes de energia. Em Tubarão, são 170 funcionários e em Criciúma 167. Na região de Florianópolis devem parar cerca de 400 servidores. Em Santa Catarina são 3,3 mil funcionários.

Conforme o diretor de base do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica do Sul de Santa Catarina – Sintresc, Amarildo Machado Correia, o motivo é que a direção da Celesc frustrou as negociações que visavam um acordo coletivo de trabalho. "A contraproposta à pauta de reivindicações foi considerada insuficiente para os trabalhadores. Para os eletricitários, o fechamento de um acordo negociado esbarra no descaso e na intransigência da diretoria da Celesc".

A proposta da diretoria, de reajuste salarial de 3,54%, foi rejeitada. Os eletricitários não aceitam, também, a retirada de benefícios financeiros como anuênio e gratificação de férias.

Em nota, a Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina – Intercel afirmou que a proposta de reajuste apresentada pela companhia é “inconcebível” por não conter aumento de remuneração e de benefícios. Nesta segunda-feira, uma rodada de negociações deverá ocorrer.

Correios: possibilidade de fim da greve

Na paralisação que afeta os serviços dos Correios em Santa Catarina, 89,5% do efetivo de 4.450 empregados está trabalhando, conforme levantamento feito pela empresa nesta sexta-feira. Apenas 470 empregados (10,5%) paralisaram neste dia, que afeta principalmente o setor de distribuição – dos 2.491 carteiros no estado, 314 estão em greve (12.6%). Os representantes da diretoria regional do estado confirmam que, apesar da paralisação, o serviço de entrega e o atendimento nas agências são prestados em todos os municípios.

Com informações do site Notisul