Geral

Trânsito em trecho da estrada da Barra do Rio Novo está interrompido para obras do Samae

O objetivo é aumentar a capacidade para seis milhões de litros de água, que passarão todos os dias para a estação de tratamento, sendo distribuídos para a população

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae de Orleans está instalando mais um trecho de adutora de água bruta, com tubulação de 250 mm de diâmetro, na estrada da Barra do Rio Novo. Dessa forma, o trânsito no local ficará interrompido durante o dia, enquanto os trabalhos são realizados, até a metade da próxima semana.

O objetivo é aumentar a capacidade para seis milhões de litros de água, que passarão todos os dias para a estação de tratamento, sendo distribuídos para a população. Passam na estrada duas adutoras de água, uma de 200 mm e uma de 250 mm. “Nós estamos fazendo esse trabalho de ampliação. Nesse primeiro momento, iremos fazer um trecho de meio quilômetro. No próximo ano, faremos um trecho de um quilômetro”, explicou o diretor do Samae, Antônio Willeman.

Conforme o diretor, o tempo de realização dos trabalhos pode se entender devido às condições climáticas e necessidades técnicas. A interrupção do trânsito, por sua vez, se dá devido à estrada ser estreita. “É um trabalho que tem que ser feito com cuidado para que não afete as adutoras que estão em operação, correndo o risco de prejudicar o abastecimento de água da cidade. É um trabalho bastante criterioso com uma equipe bastante grande lá da Samae para ter esse cuidado de não romper”.

Antônio explicou ainda que os funcionários do Samae foram instruídos para facilitar a passagem para as pessoas cuja residência fica localizada ao longo do trecho da obra. “Os moradores que estão acima do ponto em que nós estamos trabalhando têm uma saída fácil e bem tranquila pelo Rio Novo, um pouco mais distante, mas agora já está asfaltado do Rio Novo pra cá, então é bem tranquilo. Quem mora abaixo não interfere, tem passagem livre”, afirmou.

Outras ações do Samae

Outras importantes ações do Samae também estão sendo realizadas. Entre elas, a ampliação e melhoramento da estação de tratamento de água. “Nós fizemos uma licitação, uma empresa de Florianópolis venceu, e está terminando o projeto para que a nossa estação que trata e fornece água à população fique ainda melhor. Nessa ampliação, está prevista a construção de mais um reservatório de 1,5 milhão de litros para ampliar também a capacidade de reserva. Estamos terminando o projeto este ano e programando recurso para que se possam realizar as obras no ano que vem”, contou.

Também estão sendo realizados trabalhos de interligação de rede de esgoto sanitário no loteamento São Gerônimo e obras de esgoto sanitário, através do convênio entre Fundação Nacional de Saúde – Funasa e Prefeitura de Orleans, no bairro Coloninha e na margem direita do Rio Tubarão.

[soliloquy id=”157192″]