Poder Legislativo

Trânsito será discutido por vereadores e entidades

Um Requerimento, feito pelo vereador Antônio Bittencout de Souza, o Toninho da Cabana (PSD), colocado em pauta na noite desta segunda-feira, 19, solicitou a presença de representantes da Acivale, CDL e Comissão do Trânsito para discutir a implantação de um novo sistema viário no município.

Conforme o vereador, já existe um projeto, feito pela administração anterior, que contempla a organização do trânsito no município. "Temos muitos veículos e é preciso reorganizar para que seja possível se locomover pela cidade, principalmente nos horários de maior circulação", comenta Toninho.

De acordo com a vereadora Soraya Michels Richter (PSDB), o assunto é recorrente na Câmara e entre os vereadores. "Todos nós, vereadores, solicitamos mudanças no trânsito desde o início do nosso mandato. Temos cobrado empenho e disponibilidade do executivo, mas ainda não fomos atendidos”, lembrou.

Para os vereadores Ademir Schmoeller (PP) e Osvaldo Balbino (PMDB), as constantes obras de saneamento, realizadas pela empresa Itajuí, também são fatores que trazem um certo transtorno ao trânsito.

Outro assunto que foi pauta de Requerimento, feito pela vereadora Soraya, é a terceirização na Secretaria Municipal da Saúde. A secretária da pasta, Francismari Rossi Lessa, foi convidada a dar esclarecimentos sobre o tema.

Já o vereador Jordão Walter Santana (PP), solicitou, também através de Requerimento, que seja enviado ofício à Funbama, à Polícia Ambiental e à Fatma, para que esclareçam suas competências de fiscalização ambiental exclusiva e concorrentes, no território do município de Braço do Norte, em especial, referente a cursos de água correntes e dormentes, bem como, nascentes, olho d'água, córregos e rios, além de áreas de preservação ambiental. E que sejam esclarecidas, ainda, as metragens de recuos que os referidos órgãos exigem.

Na ordem do dia foram apresentados, também, dois Pedidos de Informação. O primeiro, do vereador Valberto Wiggers Michels (PT), solicitando ao executivo municipal todas as notas fiscais empenhas e pagas referente ao contrato nº 155/2014, homologado em 15 de setembro de 2014, celebrado com consórcio intermunicipal Retrans e Serrana. Valberto justificou sua solicitação citando a possibilidade de existência de pagamentos referentes à coleta seletiva de lixo, que não ocorre no município.

Já o segundo Pedido de Informação, feito pela vereadora Soraya, solicita ao executivo o verdadeiro motivo pelo qual não foi construído o pórtico deste município, na comunidade rururbana de Travessão divisa com o município de Gravatal.

Durante a sessão os vereadores também realizaram indicações e moções de Congratulações e Pesar. Ao final, as vereadoras Arlete Ramos (PP), Cleia Demétrio (PMDB), Maria da Silva Kulkamp (PP) e Soraya Michels Richter anunciaram suas participações na palestra promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), de Braço do Norte, ocorrida na mesma noite, no salão paroquial.

Ao encerramento da sessão, o presidente Mário Jorge Danielski (PSD), convocou os vereadores para a próxima reunião ordinária que será realizada na segunda-feira, 26 de outubro.

Colaboração: Suham Dellatorre/Especial Sul in Foco

[soliloquy id=”152772″]