Geral

Tribunal de Justiça de SC identifica novos golpes aplicados em nome de magistrados

A orientação para as vítimas, caso procurem as unidades judiciárias, é registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Divulgação

O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC) identificou, nas últimas semanas, novas práticas de golpe envolvendo o Poder Judiciário catarinense. O crime, com prática semelhante descoberta em setembro de 2019, ocorre da seguinte forma: um estelionatário se passa por magistrado estadual ou federal e solicita, geralmente, a servidores municipais de prefeituras e secretarias que seja realizado o serviço de transporte mediante pagamento, pois teria chegado recentemente à cidade e gostaria de se deslocar ao fórum, fazer diligências ou conhecer a localidade.

Entretanto, em seguida, o golpista alega que o depósito foi feito incorretamente, com valor maior. Neste momento, ele solicita que a vítima devolva o dinheiro “depositado” – na verdade, o depósito feito pelo estelionatário não existe, ele apenas o forja no caixa eletrônico com um envelope sem nada dentro – e diz que o valor total do serviço será pago quando chegar ao fórum. Imbuída de boa-fé, a vítima só percebe que foi enganada quando comparece à unidade judiciária para ser ressarcida e percebe que o suposto magistrado não existe.

Mesmo com a suspensão dos prazos processuais, atendimento externo e realização de audiências e sessões de julgamento (judiciais e administrativas) presenciais, entre outras medidas adotadas para mitigar os riscos decorrentes do novo coronavírus (Covid-19), foram registradas tentativas nas regiões Oeste e Serrana. A orientação para as vítimas, caso procurem as unidades judiciárias, é registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil. As comarcas que forem comunicadas de ocorrências devem encaminhar via e-mail ([email protected]) o relato ou o boletim de ocorrência, pois os casos estão sendo monitorados pelo NIS.​

Notícias Relacionadas

Homem que tentou matar a ex com golpes de machadinho enfrentará júri popular em Içara

O crime ocorreu no dia 6 de setembro de 2018, por volta das 17h, em Içara.

SC escolhe mais de 1500 novos Conselheiros Tutelares no primeiro domingo de outubro

São pelo menos cinco conselheiros em cada um dos 295 municípios catarinenses. Para votar, o cidadão deve estar cadastrado no TRE como eleitor.

Coronavírus em SC: Comitê para retomada das aulas presenciais apresenta novos encaminhamentos e ferramenta de gestão

O terceiro encontro do grupo teve a apresentação de uma nova ferramenta e o acompanhamento das ações dos cinco grupos de trabalho responsáveis por elaborar os protocolos de medidas sanitárias

Coronavírus em SC: Estado entrega novos equipamentos para abertura de leitos em Laguna e Itajaí

O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, recebeu outros cinco monitores, do lote doado ao governo catarinense pelo Ministério da Saúde.