Geral

Trilhos poderão ligar Lauro Müller e Treviso

Estudo para implantação do ramal ferroviário está sendo feito pela Ferrovia Tereza Cristina

Está em fase de estudos pela Ferrovia Tereza Cristina – FTC, de Tubarão, a possibilidade de implantação de um ramal ferroviário entre os municípios de Lauro Müller e Treviso, no sul do Estado. O interesse da Ferrovia aumentou com a previsão de construção da Usina Termelétrica Sul Catarinense – Usitesc.

A ligação por trilhos facilitaria o transporte de carvão para a Usitesc, além de baratear os custos do frete. Um ramal ferroviário entre os dois municípios também contribuiria para o desenvolvimento turístico da região, já que os mesmos trilhos que serviriam para transportar o carvão poderiam ser usados por uma locomotiva para passeios turísticos.

Um representante da FTC manteve contato com a Prefeitura de Lauro Müller na semana passada pedindo uma cópia do ‘Levantamento Aerofotogramétrico’, feito pelo governo do estado, para a partir dele começar a traçar um percurso para construção da ferrovia.

De acordo com o funcionário da FTC duas possibilidades para a construção dos trilhos serão analisadas: Uma seria fazer uma ferrovia em forma de zig zag, para conseguir driblar os morros da região, que é bastante montanhosa; e a outra alternativa seria a construção de tuneis.