Geral

TSE abre testes de urnas eletrônicas para garantir a segurança das eleições 2024

Especialistas do TSE irão analisar profundamente os códigos-fonte para apresentar um plano de ataque ao sistema eleitoral e garantir a segurança das eleições do próximo ano

Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral abre nesta segunda-feira, 27, a edição de 2023 do Teste da Urna. É mais uma rodada de avaliações para garantir a segurança das urnas eletrônicas nas eleições municipais de 2024.

A partir de agora, os especialistas inscritos irão analisar profundamente os códigos-fonte para apresentar um plano de ataque ao sistema eleitoral.

O objetivo é testar e encontrar eventuais vulnerabilidades no sistema de votação brasileiro para “fortalecer a confiabilidade, transparência e segurança” do processo eleitoral, segundo o TSE.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

TSE e o teste das urnas

De acordo com o TSE, “o teste é parte integrante do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão, recebimento de arquivos e apoio aos processos de auditoria da urna eletrônica”.

Os sistemas eleitorais que serão testados são os utilizados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, inclusive o hardware da urna eletrônica, seus softwares e os sistemas de apoio.

Em setembro deste ano, por unanimidade, o TSE aprovou uma alteração na resolução que atualiza a lista de entidades legitimadas a fiscalizar o processo eleitoral. Com as mudanças, o Supremo Tribunal Federal (STF) e as Forças Armadas deixaram de integrar o rol de instituições autorizadas a acompanhar as fases de auditoria das urnas e dos sistemas eleitorais.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Notícias Relacionadas

XXIII SIPAT reforça importância da saúde e segurança do trabalho na construção de um futuro mais seguro na SATC

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho inicia na próxima segunda-feira, com palestras e atividades interativas para os colaboradores.

Justiça anula eleição e determina retorno de antiga diretoria a sindicato de Criciúma

Decisão da Justiça do Trabalho apontou irregularidades no processo eleitoral de 2025 e resultou na destituição da gestão eleita.

Preso no RS, suspeito de aplicar golpes eletrônicos segue alvo de investigação após vítimas em Criciúma e região

Delegados de Criciúma representaram por mandados cumpridos dentro de unidade prisional após investigação apontar continuidade dos crimes mesmo durante cumprimento de pena.

Irreconhecível, Criciúma perde para o Athletic por 2 a 0 pela Série B

Mesmo com a derrota em São João del-Rei, Tigre segue na liderança com 40 pontos, mas pode ver adversários diminuírem a diferença na tabela.