Segurança

Tubarão, Capivari de Baixo e Pescaria Brava se manifestam sobre operação do Gaeco nas prefeituras

Os três municípios estão entre os 30 com mandados de busca e apreensão nesta terça-feira em SC

Foto: Divulgação PMSC/Gaeco

As prefeituras de Tubarão, Capivari de Baixo e Pescaria Brava emitiram notas na tarde desta terça-feira, 6, sobre a ‘Operação Mensageiro, que apura fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em mais de 20 municípios de Santa Catarina. O prefeito de Percaria Brava, Deyvison Souza (MDB) foi detido na operação.

A megaoperação do Gaeco (Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas) e do GEAC (Grupo Especial Anticorrupção), desencadeada nesta terça-feira, cumpre mais de 100 mandados de prisão e de busca e apreensão no Estado.

Confira as notas:

Capivari de Baixo

A Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo foi surpreendida com as ações do Ministério Público, deflagradas na operação “Mensageiros” nesta terça-feira (6/12) em toda Santa Catarina.

Informamos aos munícipes, que a operação foi iniciada no Municipio de Joinville-SC e não tem foco numa prefeitura específica mas, sim, investiga uma empresa que atua em 31 municípios do estado.

Em Capivari de Baixo, essa empresa presta serviços no município desde 2013.

O prefeito e todo o governo municipal, prestaram todas as informações possíveis ao trabalho da Polícia Civil e ao Gaeco, e seguem à disposição.

Por fim, informamos que as atividades da prefeitura e agenda de trabalho do prefeito Vicente, seguem normalmente. Acompanhe os canais oficiais da prefeitura para mais informações. Cuidado com as fakes news.

Seguimos à disposição

Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo.

Tubarão 

A Prefeitura de Tubarão informa que desde o início da manhã desta terça-feira (06) acompanha e atende os agentes do GAECO e do GEAC, do Ministério Público de Santa Catarina, que investigam uma empresa prestadora de serviços, que tem contratos com diversas prefeituras do estado.

Segundo notícia veiculada pelo Ministério Público, as ações fazem parte da operação “Mensageiro”, criada para apurar suspeita de fraudes em contratações no setor de coleta e de destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, colocou todo o corpo técnico da municipalidade à disposição dos agentes, assim como toda e qualquer documentação solicitada nas ordens judiciais. O procurador geral do município Marivaldo Bittencourt Pires Júnior acompanha toda a operação que recolheu documentos físicos e no servidor de internet da administração.

Um servidor municipal é investigado, sem que o município tenha ainda conhecimento oficial sobre o teor da acusação contra o mesmo.

A prefeitura segue à disposição do Ministério Público e da operação.

Pescaria Brava

A Prefeitura Municipal de Pescaria Brava/SC, por intermédio de seu Chefe de Gabinete, confirma que foi realizada uma operação na manhã desta terça-feira (06/12/2022) pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) junto as repartições do Poder Executivo Municipal, assim como em várias outras prefeituras do Estado de Santa Catarina. Desta feita, prezando pela transparência, o Poder Executivo Municipal se colocou a disposição das autoridades, através de seus Secretários Municipais e forneceu toda a documentação exigida, cooperando na apuração dos fatos.