Cultura

Tubarão recebe cinema e teatro gratuitos no Conexão Sustentável Alcoa

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Conexão Sustentável Alcoa chegou a Santa Catarina na terça-feira, dia 3 de novembro, e permanece até o dia 13 levando cinema e teatro gratuitos a três cidades catarinenses. Lançado esse ano para levar cultura, informação sobre conservação ambiental e entretenimento, o projeto já passou pelo Pará, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo.

O Cinemóvel, caminhão com a carroceria convertida em sala de cinema, estacionou no início da semana em Florianópolis e nesta quinta e sexta-feira (dias 5 e 6) estará na Unisul, próximo da Biblioteca.

O palcomóvel, caminhão com a carroceria transformada em palco, estacionará em Tubarão nos dias 10 e 13, no estacionamento da Fundação Municipal de Educação. Os espetáculos terão a participação das companhias de teatro Circo Fool e Teatro Mamulengo.

Nas peças Marmelada e Circo Reciclado (sinopse abaixo) os dois atores que integram o Circo Fool usam práticas circenses para transmitir de forma divertida a mensagem de que é importante cuidar do meio ambiente. Já no espetáculo da companhia Teatro Mamulengo, o artista Chico Simões contracena com bonecos e perfis bastante variados na peça O Romance do Vaqueiro Benedito.

As peças que participam do projeto têm em comum o tema: a sustentabilidade. “A equação arte e preservação do meio ambiente costuma atrair muito a atenção da criançada, que aprende enquanto se diverte e ainda percebe o valor do teatro como meio de reflexão sobre o mundo”, diz o produtor Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pelo projeto. Um reforço extra na conscientização será dado por oficinas de reciclagem e jogos interativos oferecidos ao público em horários pré-definidos. Voluntários podem se inscrever para atuar como oficineiros. Eles terão um treinamento próprio e vão ensinar até 60 participantes de cada vez a transformar em artesanato itens que de outra forma seriam descartados.

O Cinemóvel tem programação voltada ao público universitário, com filmes e documentários sobre temas como preservação da água, biodiversidade, aquecimento global, consumo consciente e manejo de resíduos.

A Gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi, destaca a inovação do projeto, lançado justamente no ano em que a Alcoa comemora 50 anos no Brasil e o Instituto Alcoa, 25 anos de atuação. “Este é um projeto interativo e inovador, que busca promover a cultura em diversas comunidades e universidades e que vai deixar um legado de sustentabilidade para as futuras gerações”. Lançado esse ano para levar cultura, informação sobre conservação ambiental e entretenimento para crianças e adultos, o projeto já passou pelo Pará, Maranhão, Pernambuco e Minas Gerais e finalizará seu roteiro em Santa Catarina.

As emissões de carbono geradas nos deslocamentos e em todas as atividades do projeto serão neutralizadas. Para isso, os promotores firmaram uma parceria com empresa especializada, que faz o inventário das emissões e as compensações com investimentos em projetos ambientais certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto é aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Atrações

O ROMANCE DO VAQUEIRO BENEDITO – Teatro Mamulengo Presepada

O Romance do Vaqueiro Benedito é um espetáculo de Teatro de Mamulengos que conta a história do amor proibido de Benedito e Margarida. Como ela está grávida, eles fogem com o Boi Estrela para a cidade, onde enfrentarão as dificuldades naturais da vida e a perseguição do terrível Capitão João Redondo. Os personagens deste romance são bonecos bem brasileiros, como Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-bole, Palhaço da Vitória e Janeiro-Vem-Janeiro-Vai. Outros têm parentesco com a Commedia Dell’Arte, como o Doutor-Mané-Vou-Lá-Hoje e Briguelinha. Outros, ainda, são mitológicos, como a Alma da Defunta Sem Vergonha, José Lusbel Tufá e o Jaraguá, ou animais simbólicos, como a Cobra Grande Carpina, o Boi Estrela, o Urubu Limpa Mundo e o Passarinho Boa Nova. Aproveitando momentos da história e da brincadeira são abordados temas relativos à sustentabilidade (água, fauna, flora, lixo, e reciclagem) e o modo como os personagens percebem as diferenças do novo meio ambiente.

MARMELADA – Circo Teatro Fool

Todos os personagens do imaginário circense ganham vida na pele de um faxineiro abelhudo que resolve limpar o palco minutos antes de começar um espetáculo. Espantado com a variedade de lixo encontrado no palco, o faxineiro parodia o circo a sua moda. E transforma o lixo e seus objetos de limpeza em grandes ferramentas para exibir números de um belo espetáculo – e ainda compartilha com o público ideias de brinquedos reciclados e dicas de preservação ambiental.

CIRCO RECICLADO – Circo Teatro Fool

Dois mascates tentam a todo custo convencer o público a comprar bugigangas – sapatos sem sola, uma bacia furada, roupas velhas. Com o fracasso nessa empreitada, transformam-se em artistas de circo, transformando o lixo em ferramentas improváveis para a execução de um grande show. O espetáculo, circense e cômico, aborda a importância da preservação da água, da reciclagem e da importância de nos unirmos para mudar o mundo.

FILMES

Incentivando as Políticas Públicas voltadas ao reuso da água

A lei da água: novo Código Florestal

Desafogando a água

Iluminando Sonhos

Água, riqueza das Américas – ANA

Salvem o Rio

Água: da nascente à torneira

A lei da água: novo Código Florestal

Desmatamento Zero

Cinturão Verde de Porto Alegre: território em disputa

O homem e os recifes. A história do projeto coral vivo

Gerar Lixo com Luxo ou gerar luxo com lixo?

Ilha das Flores

Nosso lixo, nosso futuro

Dias melhores

Há vida após o lixão

Turismo Co2

Mudanças Climáticas

Artesãs do Cerrado

Consumo Infantil

Colaboração: Francelise Martini