Política

Tubarão terá número recorde de candidatos

Os 194 candidatos estão distribuídos em seis coligações e três partidos em chapa pura

Como o registro de candidaturas foi feito nos últimos minutos do segundo tempo, a sexta-feira foi de muito trabalho para os funcionários dos cartórios eleitorais, com a conferência de documentação. A divulgação da lista de candidatos com os nomes completos e números deve ser neste sábado, às 14h, no mural do cartório eleitoral da 99ª Zona Eleitoral.

Até as 17h desta sexta, Tubarão contabilizava 202 candidatos registrados, sendo oito candidatos à majoritária (quatro prefeito e quatro vices) e mais 194 a vereador. “O número pode aumentar porque os candidatos podem fazer o registro individual até este sábado”, afirma o chefe do cartório da 99ª Zona Eleitoral, Gustavo Zmuda. Foi o caso do PT, que registrou mais uma candidata no fim da tarde, completando a nominata de 26 candidatos, número máximo que um partido sem coligação poderia inscrever. As coligações ficaram limitadas a 34 nomes.

Este é o maior número de candidatos a vereador em Tubarão. Em 1992, foram 180 candidatos disputando 19 vagas. Com a redução do número de candidatos a partir de 2005, o número de concorrentes despencou de 169, em 2000, para 109 em 2004. Na última eleição, em 2008, eram 92 candidatos. Entre os fatores que contribuíram para que dobrasse o número de candidatos entre 2008 e agora está o aumento no número de vagas, de 10 para 17, a partir o surgimento de novos partidos no município.

Os 194 candidatos estão distribuídos em seis coligações e três partidos em chapa pura. A coligação que tem Edinho Bez (PMDB) e Deka May (PP) terá 66 candidatos a vereador; Pepê Collaço (PSD) e Edson Fogaça (PPS) terão 54 candidatos; a chapa de Carlos Stüpp e Estener Soratto (PSDB) terá 47 candidatos a vereador; e o PT, de Olavio Falchetti e Akilson Machado, terá 26 candidatos à Câmara.

Diário do Sul