Saúde

Tuberculose é tema de capacitação para servidoras da saúde em Orleans

Foto: Ariel Rodrigues

Foto: Ariel Rodrigues

A Secretaria Municipal de Saúde preza pela atuação eficiente das agentes comunitárias de saúde que prestam serviços aos bairros e comunidades do município. Elas têm a função de orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde e, também, reunir o maior número de informações de saúde sobre uma comunidade.

Por conta dessas atribuições, a secretaria disponibilizou nessa quinta-feira, dia 6, a capacitação sobre a tuberculose, uma doença pouco comentada, porém com risco de levar pacientes ao óbito.

Uma palestra sobre o assunto foi realizada no Centro Administrativo. Participaram do encontro, a secretária de saúde Ana Zomer, a coordenadora da vigilância em saúde, Alana Patrício Stols Cruzetta, enfermeiras, técnicas em enfermagem e agentes comunitárias.

O treinamento foi conduzido pelo enfermeiro especialista no assunto, Paulo Rogério Hansen. De forma dinâmica, as equipes puderam tirar dúvidas sobre a enfermidade, para que assim, possam identificar com facilidade quando haja suspeita. “A tuberculose é algo sério. Mesmo com tanta informação, há pessoas que ainda morrem dessa doença em nossa região e no Brasil”, relatou Hansen.

O especialista destacou a importância do profissional de saúde no diagnostico da doença e da atenção necessária para o tratamento, caso seja detectada. “São seis meses de tratamento. Na maioria dos casos, o paciente percebe uma melhora já no quarto mês de tratamento por conta dos medicamentos. Mas, é essencial que ele finalize todo o tratamento”, pontua o enfermeiro.

A secretária de saúde elogiou a atividade que garante o aperfeiçoamento das profissionais para que os pacientes sejam melhores assistidos. “'É bom ver a participação das agentes em nossas capacitações. Somos uma equipe e as agentes têm um compromisso com a saúde dos orleanenses”, avaliou Ana.

Colaboração: Ariel Rodrigues